Rio de Janeiro (RJ) - Melhores do mundo. As Seleções Brasileiras Masculina e Feminina deram um verdadeiro espetáculo de handebol e conquistaram dois títulos inéditos. As duas seleções levaram o ouro do Campeonato Mundial de Beach Handball, em Copacabana, no Rio de Janeiro. As meninas venceram a seleção da Alemanha por 2 sets a 0 (20-18 e 16-12) e os garotos conquistaram o ouro sobre a Turquia também por dois 2 sets a 0 (19-18 e 22-16).
A seleção feminina fez uma belíssima campanha e de forma invicta e incontestável conseguiu chegar ao ponto mais alto do pódio. E ainda comemorou a indicação de duas atletas para a seleção do campeonato, a veterana Edna Costa, de 40 anos, e a goleira Jerusa Ferreira.
A técnica Claúdia Monteiro disse que a estratégia foi manter a calma. "Hoje meu grande desafio foi fazer com que o grupo mantivesse a calma e controlasse a ansiedade, por estar jogando em casa, com a presença da torcida e de familiares. Fizemos um trabalho focado no psicológico" - disse a técnica, que se emocionou ao falar do grupo. "Nós somos um grupo de amigas e acho que isso é o que faz a diferença. Nosso grupo se respeita muito, apesar de ter atletas mais velhas do que eu."
Marcaram pelo Brasil: Darlene (6), Emanuelle (10), Zezé (14) e Taissi (6). Alemanha: Isabel (4), Franziska (18) e Janin (8).
Já a Seleção Masculina se superou e conseguiu reverter a campanha irregular da primeira fase e com muita garra venceu o campeonato, com destaque para o central Bruno de Oliveira, escolhido para a seleção do campeonato.
Para o técnico Antônio Guerra Peixe, a seleção precisou acertar detalhes para evoluir na competição. "Começamos jogando com as melhores equipes do torneio, por isso tivemos um começo com derrotas. A equipe não jogou mal, faltavam apenas detalhes que aos poucos foram se acertando e com isso conseguimos encontrar o jogo e ganhar este tão sonhado título. O handebol de areia é uma modalidade em expansão e espero que o título venha difundir ainda mais o esporte" - disse Guerra, que parabenizou a equipe. "A equipe foi homogênea, todos foram muito bem, e o Bruno se destacou pelas características físicas e sua indicação foi merecida."
Marcaram pelo Brasil: Emanuel (4), Fábio (11), Bruno (8), Gil (14) e Flávio (4). Turquia: Emin (2), Ozgur (10), Ramazan (8), Mujdat (4) e Berk (10).
Seleção do Campeonato:
Masculino: Ibrahim Demir (Turquia), Amer Abd El Fattah (Egito), Abdulla Ali (Bahein), Hrvoje Biuklic (Croácia) e o brasileiro, Bruno Carlos de Oliveira. O artilheiro foi o espanhol Juan Antonio Vazques, com 94 gols.
Feminino: As brasileiras Jerusa Ferreira Dias e Edna Márcia Costa, além de Natalia Sokirkina (Rússia), Katarina Hartenstein (Alemanha) e Simona Zaprianova (Bulgária). A artilhiera foi a Croata Zeljka Vidovic, com 67 gols.
As Seleções Brasileiras de Handebol têm o patrocínio da Petrobras e contam com o fornecimento de material esportivo da Penalty.