Segunda-feira, 07 de julho de 2025, 15:15

Seleção testa fórmula para Copa América com Kaká e Ronaldinho

uol - 24 de mar de 2007 às 03:53 120 Views 0 Comentários
Seleção testa fórmula para Copa América com Kaká e Ronaldinho

Gotemburgo (Suécia) - A sonhada cara da seleção para a Copa América, pelo menos no esboço mental do técnico Dunga, estará em campo neste sábado contra o Chile no Nya Ullevi Stadion, em Gotemburgo, na Suécia, às 12h (horário de Brasília).

Depois de dosar o retorno de Ronaldinho ao time durante os amistosos do segundo semestre de 2006, após a desilusão da Copa, Dunga promove a volta do meia-atacante à equipe, reeditando a parceria do astro do Barcelona com Kaká, que não era vista em campo, pelo menos com ambos titulares, desde o Mundial.

O técnico da seleção, que em fevereiro deixou escapar sua invencibilidade no cargo em derrota para Portugal de Scolari, admitiu que essa é a feição que pretende conferir ao time na Copa América da Venezuela, sua primeira competição oficial como treinador, que acontece entre os meses de junho e julho.

"Vamos ver, com essa formação, como os jogadores se comportam. Está na hora de vermos Kaká com Ronaldinho, Ronaldinho com Robinho, Robinho com Kaká. Já queria ter usado esse time contra Portugal. Como não temos tempo para treinar para a Copa América, é a hora de ver esse time", afirmou o treinador.

Grande atração do amistoso para a torcida de Gotemburgo, como pode ser visto através da histeria no treino público de sexta-feira, Ronaldinho disse estar em seu melhor momento físico da temporada e demonstra motivação. "Quero aproveitar essa oportunidade para mostrar que mereço ser titular", afirmou.

Mesmo nesse novo contexto, Dunga decidiu não sacrificar Elano, jogador que vem atuando como titular desde a primeira partida do técnico à frente da seleção, uma espécie de xodó do treinador. Para isso, no entanto, o meio-campo do Shakhtar Donetsk terá que desempenhar funções mais defensivas, como uma espécie de segundo volante.

Ao dar uma cara mais ofensiva ao time, Dunga ao mesmo tempo prega um desprendimento tático dos jogadores de frente, principalmente na marcação da saída de bola do adversário.

"Cada um vai ter que ocupar mais espaço, ajudar o time a se compactar", sinaliza o técnico da seleção.

Além das mudanças na frente, outra novidade da seleção brasileira é a primeira partida do lateral-direito Daniel Alves como titular. O jogador do Sevilla, um dos destaques do Campeonato Espanhol, trás ao time principal um currículo ganhador nas categorias de base, que inclui um título mundial Sub-20. Neste sábado terá a oportunidade de atestar toda a badalação em torno de seu nome na Europa.

No gol, Júlio César faz sua primeira partida como titular na "Era Dunga". Herói da Copa América de 2004 e considerado na gestão do técnico anterior, Carlos Alberto Parreira, como o número 1 da geração "pós-Dida", o jogador da Inter de Milão ocupará vaga de Helton, que vinha atuando nos últimos amistosos, mas, lesionado, acabou cortado nesta oportunidade.

A fórmula de Copa América idealizada que Dunga colocará à prova neste sábado estréia justamente contra o Chile, seleção que será adversária do Brasil na primeira fase da competição na Venezuela.

No time chileno, o meia Jorge Valdivia será a baixa entre os titulares. O jogador do Palmeiras se apresentou com uma contusão muscular e não conseguiu se recuperar totalmente para o amistoso deste sábado. Por isso, deverá ficar apenas como opção no banco de reservas. O nome mais conhecido da equipe diante da seleção será o volante Maldonado, que desfalcou o Santos na última rodada da Copa Libertadores.

A única dúvida do técnico Nelson Acosta está na meta. O titular Cláudio Bravo se apresentou apenas na quinta-feira e não participou de dois treinos ao longo da semana. Desta forma, o reserva Miguel Pinto pode ser o escolhido.

BRASIL x CHILE

Data: 24/03/2007 (sábado)
Horário: 12h (horário de Brasília)
Local: Nya Ullevi Stadion, em Gotemburgo (Suécia)

Brasil
Júlio César; Daniel Alves, Juan, Lúcio, Gilberto; Gilberto Silva, Elano, Kaká; Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Fred.
Técnico: Dunga

Chile
Cláudio Bravo (Miguel Pinto); Ismael Fuentes, Jorge Vargas, Alex von Schwedler; Luis Pedro Figueroa, Claudio Maldonado, Arturo Sanhueza, Mark González, Luis Jiménez; Matías Fernández e Humberto Suazo.
Técnico: Nelson Acosta

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.