Pedro Juan Caballero (Paraguai) - A seleção brasileira inicia sua caminhada no Campeonato Sul-Americano Sub-20 neste domingo, às 19h50min (horário de MS), quando enfrenta o Chile, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Os brasileiros conquistaram o torneio oito vezes e são os maiores ganhadores de títulos da competição. Porém, a responsabilidade na edição deste ano da competição é maior.
Em decisão anunciada em meados de dezembro, a Conmebol extinguiu o Pré-Olímpico e transformou o torneio Sub-20 no classificatório para Pequim. Dessa forma, campeão e vice se classificarão para os Jogos Olímpicos de 2008, enquanto os quatro primeiros colocados estarão no Mundial do Canadá, que será realizado ainda em 2007.
A equipe verde-amarela, então, terá a responsabilidade de assegurar uma das vagas e apagar o vexame de ter ficado fora da edição passada das Olimpíadas, quando o time de estrelas comandado por Ricardo Gomes foi eliminado no classificatório.
O técnico da seleção brasileira, Nelson Rodrigues, espera muita dificuldade nesta partida de estréia, mas ressalta a importância de iniciar o torneio com resultado positivo.
"Começar a disputa com a conquista dos três pontos será fundamental, pois teremos mais tranqüilidade nas demais partidas. Será um grupo complicado, pois o Paraguai joga em casa e o Chile tem um bom time, assim como o Peru. Pude ver a qualidade dos chilenos em alguns vídeos que mostrei aos jogadores", comentou.
Brasil e Chile estão no Grupo A, ao lado de Paraguai e Bolívia, que se enfrentam no jogo de fundo, às 23 horas (de Brasília), além do Peru, que folga nesta rodada inicial. Os três primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase seguinte.
Dentre os destaques brasileiros estão o volante Lucas, que se destacou pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro, e os atacantes Luiz Adriano e Alexandre Pato, do Internacional, além de Fabiano Oliveira, do Flamengo.
Ficha Técnica - Brasil x Chile
Local: Estádio Río Parapití, em Pedro Juan Caballero (Paraguai)
Data: 7 de janeiro de 2007, domingo
Horário: 20h50min (de Brasília)
Árbitro: não divulgado
BRASIL: Muriel; Amaral, Eliezio, Thiago Heleno e Carlinhos; Roberto, Lucas (Fernando), Leandro Lima e William; Edgar e Fabiano Oliveira
Técnico: Nélson Rodrigues
CHILE: Leyton, Hans Martínez, Nicolás Larrondo e Cristián Suárez; Mauricio Isla, Dagoberto Currimilla, Gary Medel, Arturo Vidal e Carlos Carmona; Alexis Sánchez e Felipe Flores
Técnico: José Sulantay