A Seleção brasileira de Handebol realiza a preparação para o Campeonato Mundial na Alemanha com início em 19 de janeiro. Uma das fases dos preparativos foi o Desafio Petrobras disputado, nos últimos dias 05 e 08 de janeiro, no Ginásio Victorio Zanon (Baetão).
Considerado destaque da primeira partida, Helinho com nove gols, converteu 90% dos arremessos e nos 34 minutos em que esteve em quadra roubou por duas vezes a bola da equipe adversária. O pivô Pré esteve em quadra por 23 minutos e das cinco tentativas de ataque converteu quatro gols. Japa atuou por 28 minutos e o ponta esquerda Borges, obteve 33% de aproveitamento em suas finalizações nos 24 minutos em quadra enquanto Jardel esteve em quadra por 24 minutos, bloqueou por três vezes os ataques adversários.
Na segunda partida, o destaque foi Felipe Borges, atuou por 38 minutos e foi ao ataque por 12 vezes convertando 8 gols, com isso obteve aproveitamento de 65%. Japa com três gols, permaneceu em quadra por 21 minutos. Pré esteve em quadra por 27 minutos e também marcou três gols. Helinho marcou dois gols nos 22 minutos em que esteve em quadra. Jardel muito consistente na defesa, permaneceu em quadra por 32 minutos. O goleiro Ale obteve 47% de aproveitando em suas defesas.
Dia 10, a equipe viaja para Leon, na Espanha, onde o selecionado de Jordi Ribeira participará de um torneio preparatório com a seleção local, a Rússia e Polônia.