A Seleção Brasileira Feminina estreia nesta quinta-feira (25) nas Olimpíadas de Paris, contra a Nigéria, em Bordeaux. Vai enfrentar uma “escola” de muita força física e velocidade e contra a qual atuou poucas vezes. Ao longo da história, só houve dois jogos entre as duas equipes.
No primeiro deles, na campanha histórica da Copa do Mundo de 1999, nos EUA, Brasil e Nigéria empataram por 3 a 3 no tempo normal, com dois gols de Cidinha e um de Nenê. A partida valia vaga para a fase semifinal e o triunfo brasileiro veio na prorrogação, com um gol de falta cobrada por Sissi.
Já nas Olimpíadas de 2008, na China, a Amarelinha venceu por 3 a 1, com três gols de Cristiane, na partida que deu à equipe o primeiro lugar do Grupo F.
O retrospecto da Seleção Brasileira contra adversárias africanas é positivo. Ao todo, foram nove partidas disputadas até hoje (24/7), com sete vitórias e dois empates.
O confronto com a Nigéria em 1999 foi o primeiro do Brasil contra seleções da África. Só recentemente é que esses jogos passaram a ser mais frequentes.
Os últimos deles foram contra a África do Sul, em dois amistosos nos quais o Brasil foi visitante. O primeiro, em 2 de setembro de 2022, em Johannesburgo, terminou com o placar de 3 a 0 para o Brasil.
No outro, três dias depois, em Durban, a Seleção Brasileira aplicou uma goleada por 6 a 0.