Buenos Aires (Argentina) - A Seleção Brasileira Júnior Feminina encarou a Argentina na final do Campeonato Pan-Americano de Handebol e não resistiu a força do adversário, que disputou a competição em casa. Na disputa pelo título, a equipe brasileira, que é comandada pelo técnico Robson Sanches, acabou superada por 24 a 17, na noite de ontem (15). A pivô Samira foi a artilheira do Brasil neste confronto, com quatro gols.
A Seleção do Brasil, que tem entre as convocadas a sul-mato-grossense Pâmela Barros de Alencar, havia conseguido uma boa campanha até chegar à final, com quatro vitórias em quatro jogos. Na estréia do Pan-Americano, a equipe brasileira derrotou o Uruguai por 34 a 17, depois passou por Porto Rico pelo placar de 33 a 17 e, ainda na fase de classificação, superou a Groenlândia por 35 a 18. Na semifinal, a Seleção Brasileira derrotou o Chile por 35 a 9.
"Nós tínhamos planejado a conquista do título, mas não conseguimos superar a parte defensiva da Argentina, na final. A goleira deles defendeu muito bem nessa partida e foi eleita a melhor do campeonato" - contou Robson, que lamentou o resultado negativo na disputa pelo título. "Nós tínhamos a melhor equipe do campeonato e, por isso, acho que deixou a desejar sem ter conseguido o primeiro lugar", complementou o treinador.
O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, que também esteve em Buenos Aires, Argentina, acompanhando de perto o campeonato, lembrou que a Seleção falhou apenas na final. "Do primeiro ao penúltimo jogo, o Brasil jogou de uma forma excelente e a Argentina foi mal em todos os jogos, ganhando sempre com dificuldade. Só que na última partida, tudo mudou. O Brasil não foi bem e a Argentina conseguiu ser superior", contou Manoel Luiz.
Após o Pan-Americano, a Seleção Brasileira Júnior já começa a se concentrar para o próximo compromisso, que será o Mundial, de 15 a 25 de julho, na Macedônia. "Vamos ter mais duas fases de preparação e devemos incluir na lista cinco novas jogadoras que serão avaliadas. Pode ser que a gente mude algumas peças para chegar as 16 melhores novamente", explicou Robson Sanches.
Campanha da Seleção Brasileira Júnior Feminina no Pan-Americano:
Fase de classificação
Brasil 34 x 17 Uruguai
Brasil 33 x 17 Porto Rico
Brasil 35 x 18 Groenlândia
Semifinal
Brasil 35 x 9 Chile
Final
Brasil 17 x 24 Argentina