Sábado, 10 de maio de 2025, 19:45

Scheidt nem precisa mais vencer regatas para ser campeão

ge.net - 27 de set de 2005 às 14:00 347 Views 0 Comentários
Scheidt nem precisa mais vencer regatas para ser campeão

A quatro regatas do fim do Campeonato Mundial da classe Laser, o bicampeão olímpico Robert Scheidt está cada vez mais próximo da conquista do seu oitavo título na competição. Para ser campeão, o brasileiro não precisa mais vencer nenhuma regata. Basta estar sempre entre os cinco primeiros colocados.
Nesta segunda-feira, primeiro dia da fase final, o Scheidt venceu as duas regatas da Flotilha Ouro, que reúne os 68 velejadores mais bem colocados da fase de classificação, e chegou a 11 pontos perdidos, contra 38 do esloveno Vasilij Zbogar, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

"Fiquei muito feliz com as duas vitórias desta segunda-feira. Foi um dia muito especial para a estréia na Flotilha Ouro, muito mais competitiva e mais compacta", disse Scheidt. "Agora, vou precisar de muita concentração em cada regata. Estou largando sempre muito bem, o que facilita bastante. Ainda é cedo para fazer qualquer tipo de marcação nesta terça, mas é claro que se meus adversários forem todos para o mesmo lado da raia eu vou junto", completou o velejador.  

Das dez regatas disputadas desde a última quarta-feira, o brasileiro venceu sete. Tem ainda dois segundos lugares e já descartou o 17º lugar obtido logo na regata de abertura do Mundial. Nas quatro regatas restantes, cada velejador terá direito a mais um descarte.

Na primeira regata desta segunda, o líder do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF) chegou à frente do australiano Brendan Casey e do francês Thomas Le Breton. O então vice-líder Vasilij Zbogar foi 11º, e o francês Jeremie Steyaert chegou em quinto. Na segunda prova do dia, Scheidt disparou e venceu com grande vantagem. Em segundo chegou o português Gustavo Lima, e em terceiro o argentino Diego Romero.

"Ganhei a primeira regata por muito pouco e na segunda consegui uma boa vantagem. Dei um passo muito importante nesta segunda, mas ainda falta muita coisa. Não tem nada decidido", disse o medalhista de ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004.

Scheidt também comentou que ficou muito feliz pela classificação de outros quatro velejadores brasileiros à fase final do Campeonato Mundial. "No ano passado, em Bodrum (Turquia), apenas eu e o André Streppel disputamos a fase final. Desta vez, além de nós dois, temos o Andreas Perdicaris, o Bruno Fontes e o Eduardo Couto. Isso é muito bom para a vela brasileira."

Confira a classificação do Mundial:

1°) Robert Scheidt: 11 pontos perdidos
2º) Vasilij Zbogar (ESL): 38 pp
3º) Diego Romero (ARG): 41 pp
4º) Jeremie Steyaert (FRA): 45 pp
5º) Andrew Murdoch (NZL): 49 pp

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?