Campo Grande (MS) - Chegaram na manhã de hoje na Capital os atletas sul-mato-grossenses Romero Silva e Thiago Meireles, que estavam a serviço da Seleção Brasileira de Luta Olímpica na I Copa América Internacional 2007, na cidade de Manaus (AM). A bagagem veio cheia, com duas medalhas de bronze.
Meireles, de 18 anos, lutou no Estilo Livre, na categoria 96kg. Já Silva, de 24 anos, atleta de Luta Greco-Romana, disputou na 84kg, foi derrotado apenas pelo campeão da categoria na semifinal. Líder da equipe Arktos Wrestling da Academia Espaço Vital, Romero Silva é um exemplo de superação dentro de fora do tapete olímpico. Neste ano, foi constatado no braço do atleta um tumor cancerígeno benigno e em janeiro próximo, Silva estará se submetendo à intervenção cirúrgica e mesmo com todos esses obstáculos, conquistou uma medalha no sul-americano.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Pedro Gama Filho, a disposição e garra dos atletas do MS são ímpares. Gama Filho ficou à parte da falta de incentivos das fundações esportivas do Estado e de Campo Grande. "Fico espantado e de certa forma, indignado com essa postura. O esporte nacional vem se desenvolvendo com a política de parcerias estatais e privadas, com retorno de resultados. A Luta do MS vem crescendo e é uma das cinco forças do Brasil no esporte. É um desrespeito um atleta ter que encarar mais de 30 horas de ônibus e mais 3 dias de barco porque os órgãos esportivos não viabilizam sequer uma passagem aérea ou outro tipo de apoio. É decepcionante", desabafou.
Já para o professor Jean Nunes, presidente da Federação de Lutas Associadas do Mato Grosso do Sul (Felams), a mudança de postura por parte destas fundações para 2008 é possível. "Sou otimista e espero que neste Natal, o espírito natalino possa fazer com que as fundações responsáveis pelo esporte no Município e Estado dêem mais valor e com isso, incentivem mais a nossa modalidade por outros louros como essas duas medalhas de bronze em um evento internacional representando Campo Grande e o Estado", diz.
Nunes ressaltou ainda as participações da Luta nesse ano de 2007. "Fechamos bem o nosso calendário com essas duas medalhas, mas não podemos esquecer que participamos do Pan Trials - seletivas para os Jogos Rio 2007; tivemos um atleta integrando a Seleção Brasileira no Panamericano da modalidade em El Salvador; um atleta integrando também a Seleção B (reserva) nos Jogos Rio 2007, além da minha participação no Quadro Técnico da Luta nos Jogos e; da nossa participação do I Fila International Grapling Course 2007, realizado no Rio de Janeiro - RJ e promovido no mundo todo pela Federação Internacional de Lutas Associadas - FILA. Sinto-me realizado, pois acredito que estamos fazendo a nossa parte pela nossa modalidade e pelo esporte do MS, mesmo sem apoio institucional. Agora é ter esperança que o bom velhinho Papai Noel não nos esqueça", ironiza o dirigente.