Sexta-feira, 20 de junho de 2025, 19:00

Quebra de parafuso tira de Vitor Meira da Indy

da redação - 30 de abr de 2005 às 09:35 328 Views 0 Comentários
Quebra de parafuso tira de Vitor Meira da Indy

Decepcionado e satisfeito. Estes foram os adjetivos com que Vitor Meira se apresentou logo após as 300 Milhas do Japão, prova disputada na madrugada brasileira deste sábado valendo pela quarta etapa da temporada da Fórmula Indy. O brasileiro da Rahal-Letterman não aproveitou o que definiu como maior chance de vitória no ano, mas deixou a pista de Motegi avalizando o rendimento de seu Panoz-Honda número 17.

Vitor manteve a estratégia de prova até 60ª volta. Saindo de um pit stop, sentiu o carro desequilibrado e voltou aos boxes. Ali perdeu 34 voltas, até que os mecânicos descobrissem a razão - a quebra de um simples parafuso no triângulo inferior direito da suspensão dianteira. "Mexeram em tudo para descobrir o que é que tinha acontecido. Foi uma pena, porque o carro estava muito bom, a chance de ganhar a corrida era real", lamentou.

Apesar de tamanha perda de tempo, a Rahal-Letterman decidiu devolver o piloto à corrida. "Foi uma decisão acertada. Eu estava em 18º, era o último dos que continuavam na pista, e poderia herdar posições com possíveis problemas dos outros. Houve três abandonos, eu terminei em 15º e marquei três pontinhos a mais", comentou, considerando os acidentes com Ed Carpenter e Dario Franchitti e a quebra do motor de Roger Yasukawa.

Sétimo no grid, Meira fazia uma corrida de cautela até a manifestação do problema. Mesmo adotando uma mistura de combustível econômica, mantinha o mesmo ritmo dos líderes. "O chassi Panoz, como a gente previa, se mostrou muito competitivo nessa pista", atribuiu. A partir da 50ºª volta, começou a pressionar. Era o quarto quando fez seu pit stop, na 57ª volta. Menos de um minuto depois, voltou aos boxes para dar adeus à vitória.

"O ponto positivo dessa corrida foi mesmo o desempenho do carro nesse tipo de pista. Isso me deixa muito animado, porque a próxima pista também será favorável aos Panoz", frisa, citando o circuito de Indianápolis, que terá no dia 29 de maio a 89ª edição de suas 500 Milhas. "O trabalho continua. Eu saio do Japão com mais certeza ainda de que estamos no caminho certo. Quem sabe uma vitória em Indianápolis, para compensar", torce.

A vitória na etapa japonesa foi do inglês Dan Wheldon, que ampliou para 46 pontos sua vantagem na classificação do campeonato. Os norte-americanos Scott Sharp e Buddy Rice fecharam o pódio. O brasileiro Tony Kanaan, atual campeão e vice-líder da temporada, terminou em sétimo. Hélio Castroneves bateu na penúltima volta e ficou em 11º lugar. O resultado final das 300 Milhas do Japão, quarta prova de 2005, foi o seguinte:
 
1º) Dan Wheldon (ING/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda, 200 voltas
2º) Scott Sharp (EUA/Fernandez Racing), Panoz-Honda, a 3s4612
3º) Buddy Rice (EUA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda, a 21s8839
4º) Danica Patrick (EUA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda, a 22s1883
5º) Bryan Herta (EUA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda, a 29s4975
6º) Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda, a 1 volta
7º) Sam Hornish Jr. (EUA/Team Penske), Dallara-Toyota, a 1 volta
8º) Darren Manning (ING/Chip Ganassi Racing), Panoz-Toyota, a 1 volta
9º) Kosuke Matsuura (JAP/Super Aguri Fernandez), Panoz-Honda, a 1 volta
10º) Tomas Scheckter (AFS/Panther Racing), Dallara-Chevrolet, a 2 voltas
11º) Hélio Castroneves (BRA/Team Penske), Dallara-Toyota, a 2 voltas
12º) Ryan Briscoe (AUS/Chip Ganassi Racing), Panoz-Toyota, a 3 voltas
13º) Patrick Carpentier (CAN/Cheever Racing), Dallara-Toyota, a 4 voltas
14º) A.J. Foyt IV (EUA/A.J. Foyt Enterprises), Dallara-Toyota, a 4 voltas
15º) Vitor Meira (BRA/Rahal-Letterman Racing), Panoz-Honda, a 34 voltas
 
NÃO COMPLETARAM
Ed Carpenter (EUA/Vision Racing), Dallara-Toyota, a 64 voltas
Dario Franchitti (ESC/Andretti-Green Racing), Dallara-Honda, a 77 voltas
Roger Yasukawa (EUA/Dreyer & Reinbold Racing), Dallara-Honda, a 88 voltas
Alex Barron (EUA/Cheever Racing), Dallara-Toyota, a 144 voltas
Scott Dixon (NZE/Chip Ganassi Racing), Dallara-Toyota, a 188 voltas
Jeff Bucknum (EUA/Dreyer & Reinbold), Dallara-Honda, a 200 voltas
Paul Dana (EUA/Hemelgarn Racing), Dallara-Toyota, a 200 voltas
 
NÃO LARGOU
Tomas Enge (CHE/Panther Racing), Dallara-Chevrolet
 
Após quatro etapas, a classificação do campeonato é: 1º) Wheldon, 184 pontos; 2º) Kanaan, 138; 3º) Hornish, 131; 4º) Herta, 104; 5º) Castroneves, 101; 6º) Sharp, 99; 7º) Manning, 98; 8º) Meira, 96; 9º) Franchitti, 95; 10º) Carpentier, 89; 11º) Rice, 85; 12º) Patrick, 80; 13º) Matsuura, 77; 14º) Barron, 73; 15º) Dixon, 72; 16º) Foyt IV, 66; 17º) Scheckter, 65; 18º) Briscoe, 61; 19º) Yasukawa, 56; 20º) Carpenter, 52; 21º) Enge, 50; 22º) Dana, 44; 23º) Bucknum, 12.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?