Quarenta detentas participarão do Bolinha Popular

(com informações da fundesporte) - 10 de mai de 2005 às 14:39 400 Views 0 Comentários
Quarenta detentas participarão do Bolinha Popular Lanzarini lançou o Projeto Bolinha Popular

O Projeto Bolinha Popular, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penintenciário, foi oficializado nesta terça-feira, em cerimônia realizada no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande.

Na ocasião, o secretário, Dirceu Lanzarini, o diretor da Agepen, Luiz Carlos Telles e a diretora do Presídio Feminino, Jane Maria Motta Stradiott, assinaram a parceria oficializando o projeto Bolinha Popular. Com o objetivo de confeccionar bolas de futebol infantis, o projeto aproveita retalhos e sobras de material, normalmente jogado fora, transformando-o em pequenas bolas de futebol.

Utilizando mão de obra do Presídio Feminino, inicialmente foram capacitadas 40 mulheres que, durante uma semana, receberam treinamento dos detentos do projeto "Pintando a Liberdade" (fábrica de bolas), no presídio Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande. As detentas aprenderam a cortar, serigrafar e costurar os gomos, num trabalho totalmente artesanal.

O diretor da Agepen, Luiz Carlos Telles, lembrou que o projeto é muito importante e criativo. "Somente através do trabalho podemos recuperar a cidadania do preso, fazendo com que ele perceba que está sendo útil a sociedade. A meta é que os detentos das 32 unidades prisionais administradas pela Agepen possam efetuar algum tipo de trabalho", informou Telles.

Criatividade
O secretário Dirceu Lanzarini explicou que a idéia de se aproveitar o material em prol das crianças é muito boa e que partiu de um funcionário da Sejel. "É um projeto de custo reduzido que trará muita alegria para as crianças", esclareceu o Secretário. Aproveitando a oportunidade, Lanzarini informou às 40 detentas presentes que elas serão presenteadas com as duas primeiras bolas costuradas por cada uma: "Vocês poderão presentear seus filhos, sobrinhos e amigos e ver como este trabalho fará crianças felizes", observou.

"As bolinhas serão entregues para creches, escolas da rede pública da capital e interior e para projetos sociais infantis", afirmou Antonio Marcos de Faria, gerente do Projeto Bolinha Popular.

Para a diretora do Presídio Feminino, Jane Maria Motta, o trabalho é fundamental para qualquer iniciativa de recuperação social. "Nós temos que ser criativos e esta parceria abre mais uma frente de trabalho, resgatando a dignidade, a cidadania e a auto-estima das detentas", explicou Jane.

No futuro, a diretora Jane Motta pretende formalizar novas parcerias para dar oportunidade para todas as prisioneiras. Hoje, as mulheres do Presídio Irmã Irma Zorzi desenvolvem trabalhos de artesanato, cozinham, empacotam velas e agora, fazem bolas infantis. "Somos parceiros da Vela Sul há oito anos, pretendemos construir novas parcerias além desta com a Sejel, visando dar trabalho, remuneração, dignidade e reduzir a ociosidade das mulheres dentro do presídio", informou.,

Benefícios
Assim como já ocorre no projeto Pintando a Liberdade, no Bolinha Popular, cada detenta vai receber R$ 2 por bola costurada, mais a remissão da pena: cada três dias trabalhados reduz um dia a pena da presidiária. A produção estimada é de 500 bolinhas por mês. "O Bolinha Popular é um projeto sem custo financeiro nenhum para a sociedade", ressaltou Antonio Marcos.

O Bolinha Popular é um desdobramento do trabalho realizado pelo Pintando a Liberdade, já desenvolvido pelos homens dos presídios de Campo Grande e Dourados. "Esta ação adotada pelo Secretário, demonstra a preocupação em efetivar uma política pública que atenda a população carcerária feminina, como forma de inclusão social. Através do projeto, elas estarão produzindo algo útil, preenchendo o tempo ocioso e principalmente, sentindo-se satisfeitas ao saber que as bolinhas serão utilizadas por crianças", finalizou Antonio Marcos.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?