Projeto Judoquinha, de Dourados, foi destaque no Brasileiro em CG

com o progresso - 18 de ago de 2010 às 11:46 273 Views 0 Comentários
Projeto Judoquinha, de Dourados, foi destaque no Brasileiro em CG

Dourados (MS) - Desde 2007, o Projeto Judoquinha, mantido pela Secretaria de Educação de Dourados, com apoio do Clube Indaiá, tem garantido a centenas de crianças carentes a oportunidade de praticar um esporte saudável, e os que se destacam competem em eventos de grande porte na cidade, Estado e Brasil.

No último final de semana, no Campeonato Brasileiro Sub-13 que aconteceu em Campo Grande, o judoca da categoria meio-leve, até 34 quilos, Vinicius Souza Farias, 12, aluno do Clube Sakurá de Judô, que iniciou a carreira no projeto, tornou-se o primeiro atleta de Mato Grosso do Sul a conquistar o título de campeão na categoria Sub-13.

"O Vinicius foi revelado no Projeto Judoquinha e tem tido um excelente acompanhamento no Clube Sakurá", observou o sensei Cristiano Stefanello, autor do projeto. Com o título inédito para o Estado, Vinicius assegura a vaga para disputar o Pan-Americano de Judô, que acontecerá em novembro no Panamá.

E na mesma competição, a judoca Karen Janaine Ramos, 12, categoria meio-leve, até 34 quilos, conseguiu um resultado expressivo em sua primeira participação numa competição de grande porte: terceiro lugar.

Porém, as lutas que realizou foi mais de superação, garra e muita aplicação técnica. Na estreia, ela perdeu. Nas três lutas seguintes, ela demonstrou habilidade para superar suas adversárias. E a fase de treinamento no Projeto Judoquinha garantiu à atleta a calma e precisão necessárias para vencer as três adversárias por ipon.

"Ela é uma atleta aplicada nos treinamentos. E esse fator foi preponderante para essa importante colocação. Conseguir essa posição após uma estreia perdendo, é para poucos. O que ela fez nos deixa envaidecido porque o nosso trabalho está dando resultado", destacou o sensei.

Além de apresentar um bom volume de combate no Brasileiro, Karen retorna a rotina de treinos visando aos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) que serão realizados em Fortaleza/CE no dia 4 de setembro.

Para o sensei, os três anos do Projeto Judoquinha já garantiram resultados brilhantes em tatames do Estado. E o Campeonato Brasileiro realizado em Campo Grande deu a mostra do potencial dos atletas que integram o projeto.

De acordo com Cristiano, além dos polos do Caic, Avani Cetrac e Clarice Bastos Rosa, que atendem mais de 200 crianças, o projeto ganhou mais duas escolas com 15 crianças cada: Escola Franklin Azambuja, no BNH 4º Plano e Laudemira Coutinho de Melo, no Jardim Santa Maria.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.