Projeto da Funced tem levado a capoeira para jovens de Dourados

da redação - 22 de nov de 2010 às 15:11 338 Views 0 Comentários
Projeto da Funced tem levado a capoeira para jovens de Dourados

Dourados (MS) - A Funced (Fundação Cultural e de Esporte de Dourados) vem desenvolvendo atividades físicas e ensinamento de capoeira para crianças, adolescentes e adultos na região do Parque do Lago II e também no Complexo Esportivo, Cultural e de Lazer Jorge Antônio Salomão, o "Jorjão". As ações são desenvolvidas através do Peti (Programa de Erradicação de Trabalho Infantil) há cerca de dois anos.

Mário Alves dos Santos, o Mestre Guerreiro, 60, professor da Associação de Capoeira Baiana, ministra aulas às quartas-feiras das 7h30 às 9 horas e das 13h30 às 15 horas. Ele trabalha com cerca de 40 crianças e adolescente no Parque do Lago II, com alongamento, ginástica e capoeira.

No Complexo Jorjão, Mestre Guerreiro atende 30 alunos também às quartas-feiras, de 9h30 às 10h40 e das 16 às 17 horas. No local as atividades são voltadas para crianças, adolescentes e adultos.

Às terças-feiras, das 17 horas às 18h30, Mestre Guerreiro dá aula para 16 crianças e adolescentes na sede do Rotary Guaicurus.

Mestre Guerreiro conta que vinha também ministrando aulas na aldeia do Jaguapiru e nos distritos de Vila Vargas e Formosa, mas devido à crise instalada na administração municipal o projeto foi suspenso por falta de transporte.

Mestre Guerreiro - Com mais de cinco décadas tendo a capoeira como profissão e missão de vida, Mário Alves dos Santos nasceu em 18 de junho de 1950, em Simão Dias (SE), mas viveu a infância em Salvador (BA), onde conheceu a capoeira.

Em Mato Grosso do Sul, Mário Alves começou a ensinar capoeira para as crianças e adolescentes em Ivinhema, onde ficou dois anos antes de se instalar em Dourados, há 25 anos.

Reconhecido por seu trabalho social na associação que criou em Dourados, Mestre Guerreiro já ensinou o esporte para quase 10 mil alunos na cidade.

Atualmente, Mestre Guerreiro está orientando crianças e adolescentes através de projetos sociais no Clube Ubiratan. "Acredito que Deus é a força maior para quem quer fazer o que é certo", diz o professor.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.