Teresópolis (RJ) - A vaga na Copa do Mundo de 2010 é mais importante do que a posição na tabela de classificação das eliminatórias. Esse é o discurso que a seleção brasileira adotou na última terça-feira, na Granja Comary, no primeiro dia de preparação para as partidas contra Venezuela e Colômbia.
Atualmente, o Brasil tem 13 pontos e aparece na segunda colocação das eliminatórias sul-americanas. O líder é o Paraguai, que já acumulou 17 pontos. "Existe uma diferença, mas esse não pode ser o nosso foco agora. Nossa primeira meta é conseguir a classificação", disse o meia-atacante e atual melhor jogador do mundo Kaká.
O discurso de Kaká foi praticamente repetido por outros jogadores da seleção brasileira no primeiro dia de treinos na Granja Comary. "Primeiro nós precisamos nos classificar. Depois podemos brigar pela liderança", confirmou o meio-campista Anderson. "Nosso único foco deve ser a vaga", completou o volante Gilberto Silva.
O próprio técnico Dunga contribuiu para minimizar a luta pela liderança das eliminatórias. "Estamos atrás do Paraguai, mas estamos na zona de classificação. Primeiro precisamos pensar em conseguir a vaga. Esse é o nosso único pensamento agora", disse o treinador.
A estratégia de minimizar a briga pelo topo da tabela, no caso de Kaká, ainda é baseada na história. O meia do Milan lembrou da campanha brasileira para a Copa de 2006, quando o time nacional assumiu a liderança das eliminatórias apenas na última rodada.
"A Argentina tinha perdido para o Uruguai fora de casa e nós chegamos ao primeiro lugar com uma vitória sobre a Venezuela. Por isso, o importante é estarmos prontos para vencer os nossos jogos. A classificação pode mudar muito até o fim", finalizou o meia.
Além de Paraguai e Brasil, a zona de classificação para a Copa do Mundo de 2010 nas eliminatórias sul-americanas conta atualmente com Argentina e Chile, ambos com 13 pontos. O Uruguai tem um ponto a menos e aparece no quinto posto, lugar que o mandaria para a repescagem contra um time da Oceania se a competição terminasse agora.