Rio de Janeiro (RJ) - Oscar Prayson garantiu mais uma medalha de ouro para Cuba. Nesta quarta-feira, o atleta venceu o brasileiro João Gabriel Schilliter em decisão dos juízes, na prorrogação. A disputa, realizada no Complexo Riocentro, foi válida pela categoria peso pesado absoluto.
A luta começou bastante disputada. O brasileiro conseguiu se defender bem das iniciativas do adversário e quase encaixou uma imobilização faltando apenas três minutos para o término da luta.
O cubano, por outro lado, insistiu nas entradas por baixo. No golden score, necessário para o desempate, João Gabriel manteve a mesma pegada, mas não obteve a vitória na sua estréia em Jogos Pan-americanos. O juiz central, após o término da luta, resolveu dar a medalha de ouro para o brasileiro, mas os árbitros das cadeiras reverteram a decisão.
Na disputa pelo bronze, Carlos Zagarra, do Peru, venceu o argentino Carlos Cisneros por ippon. Ambos os atletas iniciaram a luta de maneira cautelosa e receberam duas punições. Faltando 1min48s, o peruano conseguiu encaixar um belo golpe e sacramentou a vitória.