Os judocas Paulo Valença, Valeska Douberin e Caio Sotero conquistaram neste sábado, as primeiras medalhas do estado sede das Olimpíadas Universitárias. Paulo Valença, da categoria médio, conseguiu a medalha de prata, Valeska e Caio ficaram com o bronze nas categorias meio pesado e pesado, respectivamente. Ao todo foram entregues 32 medalhas (oito de ouro, oito de prata e 16 de bronze) em quatro categorias: meio médio, médio, meio pesado e pesado.
Contundido na final, com um ferimento no braço direito, Paulo Valença, da Universo foi vencido por ippon e deixou o tatame de maca. O vencedor foi Nafez Sinicio, do Distrito Federal. Seu treinador, Sérgio Nagai, lamentou a contusão, mas ficou contente com o resultado final. \"Ele já teve contusões no ombro e no joelho, mas é muito disciplinado e determinado e acredito na sua recuperação para o campeonato brasileiro sênior\", contemporizou o treinador, que esperava do atleta um dos três lugares no pódio. Sérgio é treinador de Paulo há 13 anos. \"Essa medalha tem grande importância para o judô de Pernambuco\", completou o treinador.
Valeska Douberin (Universo) e Caio Sotero (Unicap) conseguiram sobreviver à repescagem e na disputa pelo terceiro lugar colocaram a bandeira de Pernambuco pela terceira vez no pódio.
Neste domingo, serão realizadas a segunda rodada das competições de handebol, vôlei, futsal e basquete, além das finais do xadrez e das categorias leve, meio-leve, ligeiro e absoluto no judô. Também serão realizadas as primeiras provas de natação (200m livre, 400m medley, 200m peito, 100m borboleta e 50m costas) das Olimpíadas Universitárias JUBs 2005.
As Olimpíadas Universitárias são realizadas em parceria entre o Ministério do Esporte, o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte de Recife.