Campo Grande (MS) - Acontece neste domingo, 1 de junho, a 1ª Volta Ciclística do Parque Estadual do Prosa. O evento faz parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), e será realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), através da Superintendência de Meio Ambiente (Supema) e do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul).
A largada será nos Altos da Avenida Afonso Pena, defronte à portaria do Parque Estadual do Prosa. De lá, o percurso a ser percorrido é a Avenida Afonso Pena, em direção ao Shopping Campo Grande, virando na Via Parque, subindo na Avenida Mato Grosso em direção ao Parque dos Poderes, fazendo o percurso em todo o entorno do Parque Estadual do Prosa, chegando novamente na portaria do Parque Estadual do Prosa, onde será a chegada, totalizando oito quilômetros.
Os primeiros colocados serão premiados com bicicletas, diárias de hotel, diárias de spa, troféus, bolsas de estudo de língua estrangeira e camisetas. Haverá também sorteio de camisetas, bicicletas e bolsas de estudo de língua estrangeira para os participantes. Serão duas categorias: a primeira terá competidores de ciclismo, enquanto a outra é voltada para as famílias, focada no passeio como atividade de lazer. As inscrições ainda podem ser feitas hoje, na guarita do Parque. A concentração começa às 8h, e cada inscrição pode ser efetuada com 1 Kg de alimento não-perecível, cobertor ou agasalho.
O objetivo é proporcionar momentos de lazer e educação ambiental para toda a população e buscar, através da contribuição efetiva de alimentos e agasalhos, divulgando e repassando o conceito de cidadania, já que os produtos arrecadados com as inscrições serão entregues à famílias em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
"O evento é um brinde à natureza: vamos comemorar o aniversário do Parque Estadual do Prosa, que fez 27 anos no dia 9 de maio, sendo a primeira unidade de conservação do Estado e única aberta à visitação, além de abrir a agenda de eventos que serão realizados pela Supema e Imasul", explica o biólogo Pedro Menezes, gestor do parque.
"Queremos convidar as famílias a participarem do evento. O passeio ciclístico ao redor do parque é uma forma de chamar a atenção da sociedade para que se conscientize em protegê-lo. O parque é público, portanto deve ser zelado por todos", justifica ele.
A volta ciclística serve também para as pessoas compreendam a importância de se reduzir a velocidade dos veículos no entorno do parque no dia-a-dia, pois o ruído dos motores assusta os animais silvestres e a velocidade causa atropelamentos.