Pan Rio é tema dos jogos na EM Consulesa Maksoud Trad

com cgnotícias - 3 de jul de 2007 às 16:36 698 Views 0 Comentários
Pan Rio é tema dos jogos na EM Consulesa Maksoud Trad Nelsinho Trad visitou os alunos que realizaram atividades alusivas aos Jogos no Rio de Janeiro.

Campo Grande (MS) - O espírito esportivo tomou conta das aulas de cerca de 200 alunos da Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, localizada no bairro Estrela Dalva. Durante um mês, toda a comunidade escolar, isto é, professores, inspetores, merendeiras e os alunos pesquisaram sobre os Jogos Pan-americanos que, nesta edição, acontece na cidade do Rio de Janeiro e conheceram as particularidades de cada um dos 42 países que disputam nas diversas modalidades da competição.

Nesta segunda-feira (02.07), o prefeito Nelsinho Trad e a secretaria municipal de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta conheceram os trabalhos realizados pelos alunos sobre os jogos do Pan e abriram os Jogos Interclasses que serão disputados entre os alunos daquela escola nas modalidades de xadrez, dama, futsal e tênis de mesa. Apresentações culturais que lembram a cidade do Rio de Janeiro e dos Jogos do Pan marcaram a abertura dos Jogos Interclasses, a ser realizados na próxima quinta-feira. A iniciativa faz parte do projeto Formar Cidadãos através da Informação, implantado no inicio do semestre e que tem como objetivo repassar para a comunidade escolar, através de forma lúdica, os assuntos da atualidade.

"Já falamos em sala de aula sobre diversos assuntos e não poderíamos deixar de falar sobre o Pan Rio 2007. Os alunos pesquisaram o assunto em revistas, sites e programas de televisão e visitaram o Lago do Amor e o Horto Florestal na passagem da Tocha do Pan, na semana passada", lembrou a professora Christiane Fernandes. Além disto, segundo a educadora, os alunos fizeram um mural sobre as modalidades esportivas disputadas e dos países participantes.

"Nunca vou esquecer deste passeio que fizemos para conhecer a Tocha do Pan", disse com alegria o aluno Everton Silva, de 10 anos. Para o aluno Caíque Martins de Sá, também de 10 anos, o projeto na escola mostrou que os jogos vão alem de uma simples competição. "Aprendemos que os jogos são abertos para todos, com a participação de atletas que tem algum tipo de deficiência, isso é muito legal", ressaltou Caíque. Já o aluno Marcos Vitor Prado gostou de conhecer sobre as peculiaridades de cada pais e, principalmente, das modalidades esportivas da competição. "Gostei muito de conhecer sobre a esgrima e sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Maracanã e o Cristo Redentor", disse o aluno.

Uma atividade sadia e que de forma lúdica envolve não só os alunos, mas toda a comunidade escolar. "Aqui, toda a comunidade escolar participou do projeto que envolveu desde as merendeiras, inspetores e professores de forma interdisciplinar. Desta forma, os alunos aprenderam em todas disciplinas sobre os assuntos da atualidade, como o Pan Rio 2007", ressaltou Amêndola da Motta. Na opinião de Nelsinho, o projeto dará muitos frutos e começou bem, al escolher como tema os Jogos Pan-americanos. "O País vive um momento ímpar no esporte. Aqui as estrelas são vocês que pesquisaram e aprenderam sobre uma competição tão importante e sadia como essa", finalizou Trad Filho.

Fonte/Autor: Bianca Caruso

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.