Campo Grande (MS) - Neste ano, os 37º Jogos Escolares da Reme (Jeres) tiveram uma novidade. As medalhas das premiações individuais e coletivas não estão sendo entregues ao final das competições, mas nas próprias escolas.
“A medida busca motivar o aluno na unidade escolar em que estuda, valorizar e fomentar a prática esportiva na comunidade escolar em que a criança está inserida”, observou José Alberto de Andrade, chefe da divisão de esporte, arte e cultura da Semed.
Esta edição do Jeres reúne mais de cinco mil atletas, que estão competindo em onze modalidades esportivas. As disputas começaram no dia 18 de agosto e vão até o dia nove de novembro, quando acontece a final do voleibol.
A Secretaria Municipal de Educação registrou um crescimento no número de alunos da Reme que pratica algum tipo de esporte. Em 2005 eram quatro mil estudantes, número que neste ano aumentou para 17 mil jovens atletas, que treinam para as competições.
“A prefeitura investiu na qualificação dos profissionais de educação física que trabalham na Reme. O nível de nossos atletas também melhorou bastante com o apoio das federações esportivas”, justificou José Alberto referindo-se ao aumento do interesse pela prática esportiva nas escolas municipais.
A data e o local do encerramento dos Jogos Escolares, com a entrega dos troféus para as escolas campeãs, ainda serão definidos pela Semed. Os Jeres são seletivos para os Jogos Municipais, que, por sua vez, definem os atletas que participarão da competição estadual.