Após a realização da Oficina de Profissionais que atuam na 3ª Idade (1ª região), em Ponta Porã, ocorrida nos dias 9 a 11 de junho, a Sejel dá início a mais uma edição da Oficina, em Três Lagoas. O curso acontece entre os dias 23 e 25 de junho e tem a previsão de atender 50 pessoas, gratuitamente.
Segundo Laura Vitória de Queiroz, técnica da Sejel e responsável pelo projeto, o curso qualifica o profissional que atua diretamente com o público específico de idosos. O objetivo é que os profissionais capacitados aprimorem os trabalhos desenvolvidos junto à esta parcela da população, tendo condições de integrar e valorizar o papel do idoso na família e na comunidade. Ela informa que este é o terceiro ano consecutivo que a Sejel realiza as Oficinas de Profissionais que atuam com a 3ª Idade e que a receptividade tem sido a melhor possível. "A cada edição, percebemos a importância de qualificar as pessoas que desenvolvem atividades físicas e recreativas nos diversos setores da sociedade. As Oficinas acontecem em várias cidades, de modo que a Sejel atenda o Estado como um todo e amplie o número de participantes", comenta.
No decorrer das atividades, o aluno vai participar de aulas práticas e teóricas sobre características psicossomáticas da Terceira Idade. Serão discutidos temas como a sistemática do aparelho locomotor, percepções, fisiologia e psicologia, entre outros.
O curso é ministrado por Edméia Pacheco de Oliveira, mestre em Educação Física na área de corporeidade pedagógica do movimento, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atualmente, Edméia é professora da UCDB e coordenadora do projeto Convivendo na Melhor Idade. Alem disso, é autora de artigos e temas livres sobre o assunto.
Após a temporada no município de Três Lagoas, a Sejel dá continuidade à Oficina para Profissionais que atuam na 3ª Idade em outras três regiões: São Gabriel do Oeste (28 a 30 de julho), Naviraí (11 a 13 de agosto) e Rio Brilhante (15 e 17 de setembro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o momento do curso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 322-5648, com Laura.