O impacto do judô na formação de atletas e cidadãos

da redação - 19 de abr de 2025 às 11:07 126 Views 0 Comentários
O impacto do judô na formação de atletas e cidadãos Da Redação

Caike Kelltonny de Araújo Abreu iniciou sua jornada no judô em 2002, por meio de um projeto social voltado para crianças do bairro Vila Nhanha, em Campo Grande. O que começou como uma atividade esportiva transformou-se em uma trajetória de oito anos, marcada por desafios e conquistas, até que ele alcançasse a Seleção Brasileira de Judô.

"O momento que mais marcou minha vida foi quando eu entrei na seleção brasileira", relembra Caike. Durante sua caminhada no esporte, ele enfrentou obstáculos financeiros e a falta de incentivo por parte de algumas pessoas. "Meus pais não tinham muitas condições de bancar o judô, mas faziam de tudo para que eu e meus irmãos participássemos das competições. Algumas pessoas diziam ao meu pai que ele era doido por gastar dinheiro com um esporte que não traria retorno." Determinado a retribuir o esforço da família, ele fez uma promessa: "Falei para o meu pai ficar tranquilo, que eu iria conseguir chegar à Seleção Brasileira". Quando alcançou esse objetivo, dedicou sua medalha aos pais, que sempre acreditaram nele.

Com o desejo de retribuir as oportunidades que teve, Caike decidiu compartilhar seus conhecimentos e experiências. "Achava injusto pegar tudo que aprendi e deixar só para mim. Eu queria ter a oportunidade que tive e dar a oportunidade para outra pessoa". Assim, surgiu a Judô Nova Geração, academia localizada na Avenida Salgado Filho, nº 1001, em Campo Grande. O projeto, que era um sonho de infância, nasceu de uma promessa feita entre amigos em 2008, quando ele tinha apenas 12 anos. "Falamos um para o outro que iríamos abrir uma academia juntos. Dezesseis anos depois, realizamos esse sonho".

Na nova fase como professor, Caike destaca os valores que busca transmitir aos alunos. "Minha missão no judô é oportunizar para as crianças coragem, cortesia, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole, amizade e ser uma pessoa melhor". Segundo ele, o judô tem impacto positivo em qualquer idade, podendo ser praticado tanto de forma recreativa quanto voltado para alto rendimento.

O judô de Mato Grosso do Sul tem se destacado no cenário nacional. "Somos a terceira maior potência do país no judô. A cada geração, temos ótimos atletas chegando à Seleção Brasileira". Caike também reforça a importância da disciplina e do exemplo. "Sempre peço para meus alunos serem boas pessoas, bons filhos, alunos nota 10 e darem bons exemplos, porque quem faz judô é visto de uma forma diferente".

Sobre o futuro do esporte no Brasil, ele acredita que o país tem avançado no cenário internacional. "Na última Olimpíada, ficamos em terceiro lugar na competição por equipes. Isso prova que o judô brasileiro está cada vez mais elevando o seu nível". Como meta pessoal, Caike tem um objetivo claro: "Tenho o sonho de tornar a nossa academia a melhor do país".

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.