Nove pilotos sul-mato-grossenses de bicicross disputam até este domingo, em Betim, Minas Gerais o Campeonato Brasileiro da modalidade. A delegação de MS viajou com o apoio do Governo Popular, através da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer.
Marcos Borges Ortega, presidente da Federação de Bicicross de Mato Grosso do Sul está otimista com a equipe. "Comparado com outros Estados, o bicicross de MS está apenas engatinhando. Nosso projeto é para formar pilotos de ponta daqui a dois ou três anos", ressaltou.
Na delegação estadual, destaques para os pilotos Jaime Antônio Menegon Junior, de Sonora (MS), e Cláudio Martins, da capital, que devem brigar por uma colocação entre os quatro primeiros.
Segundo informação da Confederação Brasileira de Bicicross, pilotos de SP, RJ, RS, MG, MS, SC e PR, além de pilotos da Argentina, estão em Betim. "A participação nesses eventos é de fundamental importância para nossos atletas, possibilitando o crescimento técnico, com aperfeiçoamento e desenvolvimento das manobras", enfatizou Ortega.
De acordo com Ortega, os pilotos sul-mato-grossenses apresentam um bom índice de desenvolvimento, mas são prejudicados pela carência em participações de provas, principalmente as de alto nível técnico. "Nossos pilotos evoluem a cada competição e se igualam aos melhores pilotos do Brasil. O diferencial é o nível e o número de competições disputadas pelos demais competidores", observou.
O presidente da Febicross-MS relatou que Campo Grande, Sonora e Sidrolândia possuem pistas adequadas à prática e às necessidades da modalidade. "A performance dos pilotos com seus saltos e manobras atraem o público pela plasticidade competitiva do esporte, e esperamos divulgar e massificar o bicicross, que é uma modalidade esportiva barata e de fácil acesso a todos", informou.
No último dia 12 de junho, domingo, duas mil pessoas assistiram a inauguração da nova pista de bicicross na cidade de Coxim. Participaram do evento 80 pilotos oriundos de Campo Grande, Sonora, Chapadão do Sul, Costa Rica, Rio Verde e Sidrolândia, além de pilotos mato-grossenses de Cuiabá e Rondonópolis. A pista inaugurada está situada em área mais próxima ao centro, enquanto que a antiga pista ficava longe da cidade com acesso difícil à população. "Isto prova a evolução do esporte em MS", afirmou o presidente da Febicross-MS.