Campo Grande (MS) - O Corpo de Bombeiros está realizando vistorias em estádios de futebol de Mato Grosso do Sul. Até agora, conforme a corporação, dos 18 estádios, apenas o Morenão, em Campo Grande, e o estádio de Costa Rica estão autorizados para a realização de eventos e partidas de futebol. Os demais estão irregulares ou em processo de avaliação.
De acordo com o diretor do Corpo Técnico dos Bombeiros, coronel Fernando Ávalos, as vistorias foram solicitada pela Federação de Futebol. "Após um acidente na Bahia, todos os estádios são obrigados a ter um certificado para funcionamento do Corpo de Bombeiros", explica.
O coronel afirma não poder ser realizado qualquer tipo de evento nos estádios que não conseguiram o certificado. "Caso isso ocorra, os responsáveis pelo evento irão responder por qualquer problema que aconteça no local", ressalta o diretor dos Bombeiros.
A maior parte dos estádios vistoriados não conseguiu o certificado e também não possui projeto de prevenção feito por um engenheiro, em caso de acidente ou desastre. Somente os estádios Morenão e os de Costa Rica e Rio Brilhante possuem um projeto de prevenção.
Entre as irregularidades constatadas nesses locais estão: falta de extintores; falta de iluminação de emergência; falta de corrimão e guarda-corpo e finalização de rota de fuga, em caso de acidente. "Após a regularização, voltamos ao estádio para fazer uma nova vistoria", finaliza o coronel Ávalos, lembrando que os Bombeiros enviam um laudo de exigência aos responsáveis pelos estádios após a vistoria.
Veja a situação dos estádios de Mato Grosso do Sul:
- Estádio Morenão (Campo Grande) - regularizado
- Estádio Jacques da Luz (Campo Grande) - passa por nova vistoria hoje (23)
- Artur Marinho (Corumbá) - não possui certificado
- Vicente Fortunato (Ladário) - não possui certificado
- Estádio Municipal de Costa Rica - regularizado
- Estádio Luiz Gonzaga (Maracaju) - não possui certificado
- Estádio Ninho da Águia (Rio Brilhante) - em processo de vistoria
- Estádio Douradão (Dourados) - não possui certificado
- Estádio Madrugadão (Três Lagoas) - não possui certificado e além das irregularidades citadas acima, ainda foi verificada a falta de manutenção na rede de hidrante
- Estádio Aristides Silva (Inocência) - em processo de vistoria
- Estádio Municipal de Paranaíba - não possui certificado
- Estádio Luiz Vieira Saraiva (Ivinhema) - não possui certificado
- Estádio Municipal de Nova Andradina - não possui certificado
- Estádio Municipal de Coxim - não possui certificado
- Estádio Municipal de Rio Verde - não possui certificado
- Estádio Municipal de Naviraí - não possui certificado
- Estádio Municipal de Camapuã - vistoria acontece amanhã (24)
- Estádio Municipal de Sidrolândia - em processo de vistoria