Londres (Inglaterra) - O Brasil faz nesta terça-feira, em Londres, seu primeiro amistoso do ano contra Portugal, no Emirates Stadium, às 18h (de Brasília). E o técnico Dunga "foge", a qualquer custo, de um esperado duelo com Luiz Felipe Scolari, treinador da seleção portuguesa, na beira do gramado.
Desde que chegou a Londres, o ex-jogador tem relutado o encontro na Inglaterra e diz que os principais destaques da partida amistosa são os jogadores e os 60 mil torcedores que irão lotar o estádio do Arsenal.
"Primeiro que eu não vou jogar contra o Felipão, não vou a campo, não vou estar ali, tenho minha responsabilidade. Vai jogar a Seleção Brasileira contra a seleção de Portugal", afirmou o treinador na segunda, após o único treino do Brasil antes do jogo.
Ainda que refute a batalha particular na Inglaterra, Dunga reconhece que Scolari é uma de suas fontes de inspiração como técnico e ser humano.
"O Felipão tem uma coisa que é a conduta, e ela tem que ser seguida, tem que falar a verdade, ser leal, ter transparência. Somos amigos e é uma das pessoas que me espelho como conduta, como postura", contou o treinador da equipe brasileira.
Fora dos gramados, Dunga evita o confronto e, dentro das quatro linhas, prefere manter segredo para a partida contra a Seleção de Portugal. Sem três de seus principais jogadores - Daniel Carvalho, Robinho e Ronaldinho, todos lesionados -, ele admite até mesmo uma mudança tática para acomodar a falta dos jogadores.
Ao contrário de suas primeiras partidas amistosas no comando do time, ele preferiu esconder a escalação devido aos desfalques.
"Nós temos que observar que perdemos nossos três jogadores que atuam pelo lado esquerdo, então, agora temos que observar o melhor jogador que se adapta ali naquela função, ou até mesmo mudar a forma de jogar do time", explicou.
Na única movimentação antes do amistoso, realizado no mesmo estádio da partida, o treinador brasileiro deu a entender que deve atuar no 3-5-2, com Fred e Rafael Sóbis no ataque contra Portugal.
Na defesa, Lúcio, Juan e Edmílson devem ser os titulares, com o apoio dos laterais Maicon e Gilberto. No meio-de-campo, Gilberto Silva, Elano e Kaká municiam o ataque brasileiro.
No lado português, Felipão também demonstrou carinho por Dunga, elogiando o ex-jogador, e lembrando de toda a experiência que o campeão do mundo em 1994 adquiriu ao jogar por diversos times.
"Dunga tem mais experiência do que vocês imaginam. Ele trabalhou com técnicos em vários países, é uma cultura de futebol que está colocando em prática. Pode não ter muita experiência na boca do túnel porque sempre comandou dentro de campo, mas ele se acostuma. E não tem nada na minha experiência que dê uma vantagem para mim", confidenciou o campeão do mundo em 2002.
Para enfrentar a Seleção montada por Dunga, Scolari deve alinhar em campo Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Caneira; Petit, Tiago, Cristiano Ronaldo, Deco e Quaresma; Postiga.
Na história, este será o 17º jogo entre Brasil e Portugal. No total, a Seleção verde e amarela venceu 11 partidas, com três derrotas e apenas dois empates.