O judoca sul-mato-grossense Nicodemos Filgueiras Junior, retornou de Toronto, Canadá, onde conquistou a medalha de bronze no campeonato mundial máster de judô, realizado entre os dias 22 a 26 de junho.
Nicodemos é professor de educação física em Ponta Porã e, no judô, é faixa preta 3º dan. O judoca viajou para o Canadá e participou deste evento internacional graças ao apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel), de amigos, alunos, da prefeitura municipal de Ponta Porã e do empresário Luís Antonio Pereira, proprietário da LAP - Exportadora e Importadora de Ponta Porã.
Em Toronto, no campeonato mundial máster de judô promovido pela World Masters Championships (WMC), Nicodemos perdeu a semifinal da categoria M2, mas disputou o 3º lugar e venceu. A categoria M2 é para atletas de 35 a 39 anos, meio pesado até 100 quilos. O judoca de Ponta Porã, com peso de 99 kg e 1,87m de altura, foi o único representante da região Centro-Oeste presente na delegação brasileira formada por 38 judocas masculinos e femininos, a maioria do eixo Rio-São Paulo.
"Esta medalha de terceiro lugar é inédita para Mato Grosso do Sul", informou o judoca que, no ano passado, disputou o bronze mas ficou em 4º lugar em Viena, na Áustria. "Treinei muito e estava preparado", contou Nicodemos que, em Ponta Porã, encontra dificuldades para treinar. "O judô em Ponta Porã é uma modalidade nova que foi levada para lá há dois anos apenas", lamenta o atleta.
Nicodemos já está convocado pela WMC e pela seleção brasileira para disputar o máster de 2006 em Paris. "Espero poder contar novamente com o apoio da Sejel, da prefeitura municipal e do empresário Luís Antonio Pereira, da LAP, que acreditaram na minha capacidade e confiaram no meu desempenho", explicou o judoca, sorridente, exibindo a medalha de bronze pelo terceiro lugar conquistado em Toronto.