Dourados (MS) - O projeto Nadar Dourados vai atender mais 200 crianças durante o segundo semestre deste ano. A segunda etapa do projeto será lançada no dia 26 de agosto na Câmara Municipal e vai atender mais 200 crianças, a exemplo do que aconteceu no primeiro semestre. Para a pratica do esporte as crianças receberão material esportivo e acompanhamento gratuito.
Para participar do projeto serão selecionadas crianças que se encaixem no perfil sócio-econômico. As crianças inscritas no projeto têm também que apresentar um bom rendimento escolar e freqüentar as aulas regularmente. Elas são acompanhadas por professores da escola AquaCenter, executora do projeto, bem como por professores da Secretaria Municipal de Educação. Os alunos são avaliados com freqüência, tanto fisicamente quanto no aspecto educacional.
Na última avaliação realizada em junho, participaram 187 alunos das escolas Reis Veloso, Abigail Borralho, Aurora Pedroso, Avani (Cetrac 20 de dezembro), Efantina Quadros, Clarice Bastos, Sócrates Câmara e Laudemira Coutinho de Melo.
Foram realizados avaliações de peso, de altura, de envergadura, comprimento das pernas, troncos e avaliação digital, que compõem as avaliações "biométricas". Foram realizados em seguida avaliações cardíaca, pulmonar, dermatológicas e da pressão arterial, que fazem parte das avaliações "fisiopatológicas".
As crianças foram transportadas de suas escolas de origem, em ônibus escolares, e após a chegada do grupo completo receberam a benção dos trabalhos do dia através do padre Adilson Cidrão Carreta e do pastor Sérgio Nogueira que proferiu uma palestra sobre os benefícios da prática esportiva em especial a natação para obtenção de uma vida saudável.
Enquanto um grupo era avaliado, outra parte junto com seus pais ouviam palestras e participavam de atividades recreativas coordenadas pela prof.ª Iranilde Pedrosa Novaes, da Semed, na parte pedagógica, e pelo prof. Robson Araújo "Chokito", da Funced, na parte recreativa e cultural. Já as atividades técnicas foram coordenadas em sua parte técnica pelo Prof. Eduardo Limberger, da Aquacenter.
Todas as palestras proferidas tiveram como objetivo promover a conscientização dos alunos através de discussão e palestras, para problemas da sociedade na construção de formadores de opinião. Foram desenvolvidas palestras sobre os temas de cidadania, drogas e tabagismo. As avaliações de saúde foram feitas em parceria com os cursos de Enfermagem das Faculdades Integradas de Fátima do Sul (Fifasul), da Universidade do Mato Grosso do Sul (UEMS), do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul e da Unidade de Identificação.
O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Dourados através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados, Secretaria de Estado Juventude Esporte e Lazer e da Associação Atlética Aquacenter. de Dourados (Setor de Papiloscopia), e do projeto Cesmar.