Campo Grande (MS) - O sul-mato-grossense Daniel Acosta Catelan, 18 anos, da equipe do Fluminense - RJ, conquistou a medalha de prata na prova dos 1.500m livre do Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno – Troféu Julio de Lamare, no Parque Aquático do Botafogo, no Rio de Janeiro.
Daniel Catelan fez o segundo melhor tempo na prova mais longa da competição, 16min48seg62. Ele ficou atrás do vencedor, Diogo Villarinho, do Minas Tênis - MG, que foi ouro com o tempo de 15min49seg21. O pódio foi completado com Gabriel Yoshimoto Miranda, do Corinthians, 16min11seg88.
Outro sul-mato-grossense que participou da prova foi João Pimentel, do Minas. O nadador terminou na quarta colocação, com tempo de 16min27seg11.
Foi a primeira medalha de Daniel Catelan defendendo a equipe do Fluminense em competição nacional. Ele chegou ao clube carioca no ano passado, após fazer uma boa temporada pelo Corinthians - SP.
O nadador foi revelado pela equipe da Aipan (Associação Independente de Pais e Amigos da Natação)/Academia Flypper e começou a despontar em 2006, quando conquistou o bronze nos 1.500m do Brasileiro Infantil de Natação - Troféu Maurício Bekenn.
O Troféu Julio de Lamare foi a última competição nacional da natação brasileira em 2012. O Brasileiro reuniu nadadores de 17 a 18 anos de todo o país, e o campeão por equipe foi o Corinthians, com 551,50 pontos, que virou no último dia em cima do Pinheiros (537,50 pontos), que liderou em todas as etapas anteriores.
(*Com CBDA).