Campo Grande (MS) - Mato Grosso do Sul terá apenas um representante no 12º Campeonato Brasileiro Interfederativo Júnior 1 e Júnior 2 de Natação, com piscina de 25 metros, que reúne atletas de 17 a 19 anos.
As provas acontecem de quinta-feira a domingo em Anápolis-GO. Edmar dos Santos, 17, atleta do Rádio Clube, nadará os 50m e os 100m borboleta da Júnior 1.
O técnico de Edmar, Cássio Castro, explicou que não há muitos atletas nessa categoria no MS. “A maioria que está nessa faixa etária atua por equipes de fora e os que ficam não se interessam por competições”.
Castro ainda contou que alguns nadadores desistiram porque a Federação dos Desportos Aquáticos do MS, a Fedams, não iria patrocinar os atletas. “É um torneio interfederativo, então a Federação tinha que ajudar nos custos. Como poucos se interessaram, a Fedams disse que não ia ajudar. Estamos indo eu e o Edmar por conta própria”.
Edmar vê a falta de incentivo ao esporte como o motivo de desânimo de muitos nadadores.“Minha mãe está bancando a viagem, é difícil continuar no esporte porque não temos muita ajuda. Eu vou porque gosto de competir e de nadar”. Edmar busca seu primeiro título nacional.