No judô, Kangueiko é o nome do treinamento realizado no inverno. Os atletas são submetidos a rigorosos treinamentos no início da manhã, quando a temperatura está mais baixa ainda. Para o professor Marcos Moura, esssa forma de treinamento faz um atleta mais forte. \"Em uma luta difícil, ele se lembrará de todo o sacrifício e recolherá forças para superar os obstáculos ou um oponente forte\", afirma ele.
A Academia de Judô Moura está realizando o seu VII Kangueiko, dos dias 25 a 29 de julho, trazendo, para ministrar os treinamentos, o renomado professor Mitsuhisa Matsuo. Vindo de Tóquio e residente no Brasil há algum tempo, o sensei japonês tem vasta experiência em treinamentos de inverno.
Os atletas estão motivados com o treinamento e experiência passada pelo mestre, que já domina a língua portuguesa. Os horários dos treinos são: no período da manhã, das 5 às 6:30 horas e à noite, das 19:40 às 21:30 horas.
Ontem, dia do início dos treinamentos, Campo Grande registrou uma temperatura mínima de 9º centígrados, segundo o Inmet.
Após essa semana de treinamento, o próximo compromisso da equipe Moura será o Torneio Centenário do Clube Atlético Boca Juniors, no dia 06 de agosto, que será realizado no ginásio La Bonbonerita, em Buenos Aires, Argentina. Participam da competição clubes do Uruguai, Paraguai e Brasil, além dos clubes locais. Cientes de que Buenos Aires tem regristrado temperaturas muito mais baixas que as de Campo Grande, o treinamento de inverno pode ser um grande trunfo para a equipe brasileira.