Sorocaba (SP) - O número 2 do Brasil, Thomaz Bellucci, e o melhor colombiano ranqueado no confronto, Santiago Giraldo (185 do mundo), abrem o duelo entre as equipes na Zona Americana da Copa Davis nesta sexta-feira. A definição foi feita nesta quinta em sorteio realizado em Sorocaba, local das partidas.
O primeiro jogo começa às 10h. O segundo será entre Marcos Daniel e a revelação colombiana, Juan Sebastian Cabal, que substituiu Alejandro Falla, top 100 do mundo e que desistiu do confronto por uma hérnia de disco.
A definição deixa os colombianos com a vantagem teórica na largada do confronto. Para o capitão visitante, a superioridade é apenas no papel. "Começar com o jogador número um é importante. No papel, é importante. Sabemos que vão ser grandes partidas. Independente de quem esteja em quadra", disse Felipe Berón.
Se comparados no ranking, Bellucci leva vantagem até. O brasileiro é 145 do mundo, quase 40 posições melhor que o rival. Giraldo, porém, estava à frente da lista até o começo de março até perder para Marcos Daniel no challenger de Bogotá e despencar.
Para o capitão brasileiro Chico Costa, não é possível analisar qualquer jogo como decisivo. "Tenho que ver a coisa como um todo. São cinco jogos para definir o confronto", explicou.
Para Bellucci, que faz pela segunda vez o jogo de estréia do Brasil na Daivs - a exemplo do ocorreu contra a Áustria -, o fato de jogar em casa pode lhe dar a vantagem. "Santiago é um jogador que joga muito. É muito bom. Mas jogar em casa é um ponto positivo", analisou.
No sábado, a dupla brasileira André Sá e Marcelo Melo pega Michael Quintero e Carlos Salamanca. No domingo, fecha-se o confronto com mais duas partidas de simples. Daniel enfrenta Giraldo no primeiro jogo do dia, em uma partida que pode definir o duelo, e Cabal joga contra Bellucci.
Para chegar novamente à disputa da repescagem do Grupo Mundial, o Brasil precisa se dar melhor no duelo melhor de cinco partidas. Se vencer a repescagem, a equipe estará de volta ao Grupo Mundial de 2009.