Jovens atletas de 42 escolas particulares, municipais e estaduais estão se preparando para competir nos 20° Jogos Escolares de Campo Grande, promovido pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp). Atletismo, basquete, futebol de salão (futsal), ginástica olímpica, judô, natação, tênis de mesa e ainda voleibol, xadrez e handebol serão disputados por 1.300 alunos de 15 a 17 anos. Durante a solenidade de abertura oficial dos Jogos Escolares ocorrida nesta quarta-feira, os alunos Gabriel Rodrigues e Renan Marcel Soares, das modalidades de handebol e judô, respectivamente, acenderam a pira olímpica em homenagem ao início das competições.
A novidade para este ano é a divisão das competições por ano do nascimento (ano base), devido a grande procura pelas modalidades. Segundo o presidente da Funesp, João Rocha, a primeira etapa da competição acontecerá entre atletas dos anos-base 88 a 90 e será disputada no período de 1º a 23 de abril. A segunda etapa, que acontecerá no mês de maio, será disputada por atletas de 12 a 14 anos, representando os anos base de 91 a 93. "As modalidades eram disputadas por muitos atletas, o que dificultava a atuação de alguns esportistas iniciantes", declara o presidente.
O esporte mais procurado, de acordo com Rocha, é o futebol de salão. "Em 2005, serão somente 16 equipes dessa modalidade. "As seis últimas equipes classificadas terão a chance de competir em outro evento esportivo, que acontece no segundo semestre deste ano. Caso consigam os melhores resultados, estas competem novamente nos jogos escolares do ano que vem", explica João Rocha.
Os campeões das duas etapas dos Jogos Escolares irão representar o Estado nos jogos seletivos estaduais. Consequentemente, aqueles que se consagrarem nos estaduais estarão representando Mato Grosso do Sul nos jogos brasileiros. Para o prefeito Nelsinho Trad, que abriu oficialmente os Jogos Escolares, a competição tem como objetivo destacar novos talentos para o esporte do município.
"Através do esporte podemos aprimorar o caráter e a educação das pessoas, esporte é sinônimo de disciplina". O prefeito fez questão de incentivar os adolescentes à prática esportiva lembrando que a competição enaltece o espírito esportivo. Ao longo dos últimos 20 anos, os Jogos Escolares tornaram-se uma vitrine para revelação de novos talentos em várias modalidades, como aconteceu com Ana Carolina Muniz, na natação e Mônica Figueiredo, no atletismo.
Competições
As partidas de basquete, vôlei e futsal serão disputadas no Ginásio Dom Bosco, no bairro Monte Castelo. Já as disputas de atletismo acontecerão na pista do Morenão. As provas de natação serão realizadas no parque aquático da Mace. As competições de judô e de ginástica olímpica acontecerão, respectivamente, no Teatro de Arena do Horto Florestal e no Centro de Aperfeiçoamento Técnico da Funesp, na avenida Calógeras. A quadra do Colégio Sealp sediará as partidas de handebol, sendo que as de tênis de mesa e de xadrez acontecerão na Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira e no Clube União dos Sargentos, respectivamente.