Aproximadamente 120 pilotos são aguardados neste fim de semana em Campo Grande para a abertura do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra. A disputa será entre os dias 26 e 29 de maio, no Autódromo Vécio Barbosa, reunindo representantes de vários cantos do País.
Na quinta-feira, acontece abertura oficial de pista para treinos livres ao meio-dia, que prosseguem na manhã de sexta-feira. O primeiro treino classificatório será ás 13h10 do dia 27.
Sábado, a primeira prova será às 10h. No período da tarde acontecerá o 2º treino classificatório, para a 2ª prova que será realizada no domingo.
No domingo, a partir das 9h os carros entram na pista para a disputa da segunda prova das categorias.
O Campeonato é dividido em três etapas com seis provas. Essa primeira etapa será em Campo Grande, a segunda em Cuiabá (MT) e a terceira em Piracicaba (SP). Em cada etapa serão disputadas duas provas de cada categoria. Isso significa que teremos 12 baterias em três dias.
Neste ano o Campeonato Brasileiro contará com as categorias: Super Fórmula Tubular (motores refrigerados á água com o câmbio localizado na traseira do veículo), Fórmula Tubular (motor traseiro refrigerados a ar e água), Mini Fórmula Tubular Jr (motor honda 125cc, 4 tempos), Mini Fórmula Tubular 200cc/4tempos(motores originais honda e yamaha), Mini Fórmula Tubular 2 tempos (motores de 135cc ou 200cc preparados) e Turismo 1600 ( categoria multi marcas com carros tração dianteira com motores 1.600 cc).
De acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Automobilismo, cada prova terá uma determinada duração. Nas categorias, Super Fórmula Tubular e Fórmula Tubular, o limite é de 30 quilômetros com o tempo máximo de 25 minutos. Nas categorias Turismo e Mini Tubulares serão 18 quilômetros e máximo de 20 minutos.
Cerca 120 pilotos da Bahia, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul são esperados para os pegas. O evento é uma realização da Federação de Automobilismo do Mato Grosso do Sul, organização do Cinco Motor Clube e a supervisão da Confederação de Automobilismo do Mato Grosso do Sul.