Goiás - Este promete ser um ano de muitas pedaladas em Goiás. A Liga Goiana de Ciclismo inicia seu calendário de competições com a 7ª Volta Ciclística de Goiás, em Caldas Novas, entre os dias 9 e 13 de maio. A prova reúne as principais equipes do país para emocionantes disputas das categorias Elite e Sub-23 em estrada, contra-relógio e circuito.
Válida pelo ranking nacional, este ano a 7ª Volta traz um diferencial: é uma importante oportunidade de preparação para os atletas que farão parte da equipe brasileira no Pan-Americano. Os ciclistas pedalarão cerca de 500 quilômetros no decorrer de todas as etapas. No ano passado, o grande campeão foi Marcio May.
Em junho é a vez do 11º Desafio Internacional de Ciclismo na capital do Estado. A prova, já tradicional no Brasil, será realizada no dia 24. "Antecipamos um pouco a data do Desafio em 2007 devido ao Pan. Este ano, ele acontecerá no Parque Areião. Contamos com o prestígio do público goiano para a prova, que é uma das mais importantes do calendário nacional", diz Tonny Magalhães, diretor da Liga Goiana de Ciclismo.
Assim como em 2006, este ano a prova contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) na América e terá duração de dois dias. No sábado, correm as categorias Feminino, Sub-30, Junior e Master e, no domingo, as categorias Elite e Sub-23.
Segundo semestre - A sexta edição da Volta Ciclística de Goiás Master continuará sendo realizada no mês de agosto. Entre os dias 16 e 19, os atletas com mais de 30 anos se reunirão para as cinco etapas da competição, que incluem as provas em estrada, circuito e o contra-relógio. Em 2006, o goiano Gilberto Garcia levou a melhor.
Para Tonny Magalhães, a única prova em formato de volta ciclística voltada à categoria Master no país deve receber cada vez mais atenção. "É um trabalho importante de valorização dos atletas que já correram na categoria Elite. Este é o tipo de prova que nos dá muita satisfação em coordenar", explica.
Para encerrar o ano em grande estilo, novembro oferece aos amantes do Mountain Bike mais uma opção de prova: a quarta edição do Grande Prêmio Goiás de Mountain Bike. O dia ainda não está definido, mas o local continua o mesmo. A cidade de Pirenópolis receberá, pelo quarto ano consecutivo, atletas de várias cidades do país para vários quilômetros de trilha.