O pontapé inicial da 9ª edição da Liga Nacional de Handebol Feminino foi dado nesta segunda-feira (27). A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) reuniu esta manhã técnicos, atletas e representantes das equipes participantes, no Hotel Mercure, em São Paulo (SP) para o lançamento oficial da competição. Dez times brigarão pelo título do torneio que tem o final marcado para o início de novembro. O atual campeão é o Mauá / Universo / PM São Gonçalo. Este ano, o campeonato terá total cobertura da Rede Bandeirantes, com transmissões de jogos e reportagens nos três canais que formam o grupo: Band, BandSports e BandNews. As partidas serão exibidas todas as quintas-feiras e sábados.
A primeira rodada da Liga Nacional, realizada nesta quinta-feira (30), contará com quatro partidas. Mauá / Universo / PM São Gonçalo e MESC / São Bernardo abrem a rodada da TV. O palco do confronto, que terá transmissão ao vivo da BandSports, será o Ginásio do CE Mauá, em São Gonçalo (RJ), às 20h. No mesmo horário, a Adeblu / Furb enfrenta o Santo André, no Ginásio Santos Dumont, em Brusque (SC). Além disso, a AEVV / Univila recebe o São Paulo FC / Esporte Guarulhos, no Ginásio de Esportes da UFES, em Vitória (ES), às 19h30; e o Altero / Paqueta / Feevale encara o São Caetano, no Ginásio Centenário, em Sapiranga (RS), às 20h30.
O presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira, espera que este ano a Liga Nacional seja melhor do que em 2004. "Estamos caminhando para melhorar a cada ano. 2005 será melhor que 2004 e o ano que vem será melhor do que este. Agora, nós contamos com o nome da Petrobras na competição, além do apoio nas Seleções, e isso, sem dúvida, irá somar pontos para o crescimento da Liga. Teremos também uma premiação em dinheiro e um número maior de jogos transmitidos pela TV. Em especial, tenho que agradecer aos clubes que tanto fazem para que a família do handebol se desenvolva. Seguindo este caminho, queremos que a modalidade seja até o ano de 2008 uma das três mais importantes do esporte olímpico."
O grande apoio da Petrobras, não só no campeonato nacional, mas também com o patrocínio dado às Seleções Brasileiras, é um ponto a ser comemorado por todos os envolvidos no torneio. Marcos Miranda, representante da empresa, explicou o motivo do investimento na modalidade. "O handebol deixou de ser uma promessa para se tornar uma realidade. Um dos primeiros frutos é isso, de fazer acontecer o esporte. Estamos conseguindo criar condições para que o Brasil seja respeitado também fora da América e a Liga trás acima de tudo, este espírito de competição do qual necessitamos", declarou.
A armadora Meg Montão, recém contratada pela equipe de São Bernardo está feliz em fazer sua estréia no campeonato deste ano jogando pelo novo clube. "Estou voltando para casa. Já joguei muito tempo aqui e agora espero ajudar a somar para que a gente consiga o título. A briga vai ser boa". A experiente atleta diz que se sente completamente à vontade, mesmo sabendo que no jogo de estréia terá que enfrentar a ex-equipe, o Mauá / Universo / PM São Gonçalo. "Será o primeiro jogo contra meu ex-time, mas estou tranqüila. Temos que ser profissionais. Ao enfrentar o Mauá, eu tenho um ponto a favor por conhecer bem o adversário, mas elas também me conhecem demais, então estamos empatadas", brincou.