Pequim (CHN) - A seleção brasileira masculina de judô está na China para disputar o Mundial por equipes, na madrugada deste domingo. O Brasil está no Grupo A da competição ao lado de Rússia, China e um combinado da Oceania. Na estréia, os judocas brasileiros encaram os russos, vice-campeões em 2006.
Charles Chibana (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Pedro Guedes e Victor Penalber (-73kg), Tiago Camilo e Flávio Canto (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Luciano Correa e Leonardo Leite (-100kg) e João Gabriel Schilittler (+100kg) representarão o país no Mundial.
De volta à seleção brasileira após luxação sofrida no cotovelo direito nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o meio-médio Flávio Canto coloca a lesão no passado.
- A recuperação foi muito boa. Tenho consciência que não estou no meu melhor momento físico e técnico, mas esta lesão já faz parte do passado. Estou focado na seletiva olímpica nacional, que acontece no dia 24 deste mês, mas é sempre uma honra competir pelo Brasil e estou à disposição do Luiz Shinohara (técnico do Brasil) - diz o judoca, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.
Bronze no Mundial do Rio e prata no Pan, o peso-pesado João Gabriel Schilittler acredita que o evento é mais uma oportunidade de confirmar o bom momento do judô nacional.
- Será com certeza um confronto muito forte, mas vamos com tudo. Estar em Pequim é especial, pois já podemos sentir como será o clima daqui no ano que vem - afirma João Gabriel.
Pelo Grupo B, Argélia, Japão, França e Coréia completam as seleções que entram nos tatames chineses neste domingo.
Evento-teste - No evento-teste para as Olimpíadas de Pequim, que aconteceu na última quinta e sexta, Érika Miranda conquistou a medalha de prata na categoria até 52kg. Leandro Cunha (-66kg), que substituiu o bicampeão Mundial João Derly (lesionado), terminou na quinta colocação.
Danielli Yuri ficou em sétimo lugar, após perder para a italiana Giulia Quintavalle na repescagem. Tiago Camilo, campeão mundial e atual melhor judoca do planeta, não lutou no evento-teste devido a virose e foi poupado para o Mundial por equipes.
O torneio denominado Beijing Judo Open acontece nas mesmas instalações, onde serão disputados as competições dos Jogos Olímpicos de 2008.