A equipe brasileira que desembarcou na manhã desta quinta-feira 21, no Rio de Janeiro, para a disputa da Copa Pan-Americana de Judô, chegou animada para o vestibular. Além de enfrentar alguns dos prováveis adversários nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, os atletas esperam ter uma amostra do calor da torcida carioca durante os dois dias de competição (23 e 24/7) no Tijuca Tênis Clube. Participam da competição as equipes de Estados Unidos, Argentina e Venezuela, no masculino, e Equador, Argentina e República Dominicana, no feminino.
O Brasil disputa a Copa Pan-Americana com sua equipe titular, formada pelos atletas que irão ao Campeonato Mundial do Egito, em setembro. No feminino, o desfalque é Edinanci Silva, que pediu dispensa da seleção no meio-pesado (até 78kg). Sua substituta, Luzia Fernandes, está contundida e a carioca Deborah Almeida Souza representará a categoria.
A Copa Pan-americana de Judô, sétimo evento preparatório para o Pan realizado neste ano de 2005, é organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), em parceria com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Judô e o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro.