Itaporã (MS) - Alunos que integram a Escolinha de Futsal da Associação do Movimento Negro Kituala, em Itaporã, realizaram na ultima semana uma série de palestras educacional para abordar um tema que sempre está em evidência: a discriminação e o preconceito racial.
De acordo com o presidente da Kituala, Osvaldo Mendes Pereira, o objetivo foi mostrar aos alunos a importância da igualdade. "Mostramos a eles que não deve existir a discriminação em qualquer setor da sociedade", disse, destacando a importância de cada ser humano tratar o outro com igualdade.
Para Osvaldo, pelo fato da equipe estar disputando vários amistosos na cidade e região, houve a necessidade de abordar o tema. "Temos que ver todas as raças como um só. E como jogamos com atletas de varias etnias, esse tema é importante. Muito mais porque a criança está em processo de amadurecimento. E se começarmos desde cedo a mostrarmos que a discriminação e o preconceito é errado, mais cedo a criança aprende o respeito ao próximo", avalia Osvaldo. Hoje, a Escolinha de Futsal Kituala ministra aulas para crianças e adolescente de 6 a 16 anos.
E essa palestra com os alunos da Kituala rendeu frutos. Alguns pais solicitaram que ela seja levada a alunos da Rede Municipal de Ensino de Itaporã. "Existe a necessidade disso e vamos pensar no assunto que é muito valido", destaca o presidente que contou com apoio de Antonilda Mendes Pereira, Venilda Pereira Mendes, Neorandi Pereira de Oliveira Josevan, Gláucia, Maria e Mercedes na palestra.