Olinda (PE) - O Hino Nacional Brasileiro executado em Tupi-Gurani abrirá oficialmente os Jogos dos Povos Indígenas, no dia 24/11, a partir das 17h, na arena dos jogos, instalada na praia do Bairro Novo, em Olinda, com a presença do ministro do esporte Orlando Silva. Um pouco antes, às 16h30, terá início na praça do Marco Zero, em Recife, o revezamento da tocha, que será conduzida até a Arena, num percurso de 10 km, por atletas indígenas e não indígenas.
A festa no entanto, que seguirá rituais indígenas, começa no dia anterior ao da abertura oficial (23/11), na Praia de Boa Viagem, em Recife - seis horas antes do anoitecer. Representantes de duas etnias participarão da cerimônia espiritual, com a criação do fogo ancestral e o acendimento da tocha dos jogos.
Várias outras novidades, como a comercialização da arte nativa nas "ocas de artesanato", rodas de discussão entre pajés e o público, quando a comunidade poderá participar fazendo perguntas sobre a cultura indígena, estão sendo preparadas, com a intenção de integrar a comunidade indígena com os visitantes.
Além do ministro, estarão presentes o governador de Pernambuco, o secretário estadual de Esportes, Nelson Pereira, o prefeito de Recife, João Paulo e a prefeita de Olinda, Luciana Santos. Além das etnias nacionais, participam como convidados dos jogos representantes dos povos canadenses e dos aborígines australianos.
Outra novidade nos jogos é a presença de mais de 200 voluntários treinados e orientados que vão ajudar em toda parte logística do evento. Os estudantes da rede pública de Pernambuco também vão prestigiar as competições. A cada dia terão escolas pré-selecionadas que liberarão os alunos para assistirem aos jogos.
Também está prevista uma coletiva para a imprensa, às 10h, do dia 23 de novembro, no Recife Praia Hotel, no bairro Pina. Os profissionais credenciados receberão crachás de acesso, kit com informações gerais sobre os Jogos Indígenas e informações sobre os procedimentos e posturas que deverão ser adotadas durante o trabalho de cobertura do evento.
Os Jogos dos Povos Indígenas são uma realização do Ministério do Esporte e do Comitê Intertribal de Memórias e Ciência Indígena, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Recife e Prefeitura de Olinda. Os jogos têm apoio da Caixa Econômica e, a partir deste ano, passam a contar com a participação efetiva de quatro ministérios: da Justiça, Educação, Cultura e Saúde, além da Funasa e Funai.
Competição - A competição contará com mil atletas de 33 etnias - dentre elas a Terena, de Mato Grosso do Sul - e disputarão 10 modalidades esportivas como corrida de tora, futebol, canoagem, arco e flecha e lutas.