O handebol em Campo Grande tem conquistado cada vez mais espaço, impulsionado por equipes como o Tubarões, comandado pelo técnico Elton Pereira de Melo. Apesar dos avanços, a modalidade ainda enfrenta desafios para se consolidar na região. "Os desafios são grandes quando se fala em handebol em Campo Grande, pois, por mais que nossa cidade e Estado tenham resultados expressivos na modalidade, ele ainda é visto como uma modalidade em desenvolvimento", afirma o treinador.
Para ele, tornar o esporte mais acessível e fidelizar os praticantes são aspectos essenciais para o crescimento da modalidade. Um fator que tem contribuído para esse desenvolvimento é o envolvimento de ex-atletas na categoria master. "Com o retorno de muitos atletas à prática regular da modalidade a partir do Master, o handebol teve um alto crescimento. Os filhos começam a ter contato com a modalidade, as esposas começam a conhecer o esporte, fazendo com que a cultura esportiva seja desenvolvida", explica Melo.
O Tubarões tem se destacado em diversas competições nacionais e regionais, acumulando resultados expressivos. Entre as principais conquistas estão o segundo lugar na Copa dos Campeões 2024, em Maracaju (MS), e na Liga Nacional de Handebol - Conferência Centro-Oeste, em Sorriso (MT), 3º lugar no BMC Nordeste, além do título dos Jogos Abertos de São Gabriel do Oeste. Atletas da equipe também foram convocados para a Seleção Brasileira Master de Handebol.
A captação de novos talentos ocorre tanto por meio das redes sociais quanto pelo contato direto entre os jogadores. Segundo Melo, "a captação é feita tanto por atletas que veem nosso trabalho nas redes sociais quanto pelos atletas que conhecem os nossos atletas e têm aquela vontade de retornar para a modalidade".
Os treinos da equipe são realizados semanalmente em quadras com dimensões oficiais, proporcionando uma preparação adequada para as competições. O treinador destaca a busca constante por parcerias para suprir a falta de incentivos financeiros ao esporte. "Buscamos parceiros que apoiem os nossos objetivos, então vejo nossa equipe sempre bem empenhada em difundir nossa modalidade para que os atuais e futuros parceiros vejam a grandeza da modalidade e do nosso clube".
Para a temporada de 2025, os principais objetivos do Tubarões são as competições do Brazil Master Cup, com etapas previstas em São Paulo e no Nordeste. Entre os atletas que se destacam, Melo cita Rafael, que representa a equipe na Seleção Brasileira. "Ele é um cara que se destaca dentro e fora das quadras nas questões de dedicação, postura em grupo e cuidado para sempre estar rendendo ao máximo, um líder nato".
Para os jovens que sonham em seguir carreira no handebol, o treinador deixa uma mensagem de incentivo: "O handebol é algo contagiante e pode mudar uma trajetória de vida. Sempre acredite e se dedique ao máximo pelo que tu almeja, pois dá certo e é extremamente gratificante o que o esporte pode lhe proporcionar".