O último título que Guga havia conquistado foi o do Brasil Open, na Costa do Sauípe, no dia 1° de Março de 2004.
No primeiro set, Guga passou por um momento delicado e chegou a estar perdendo por 5/2, mas voltou a jogar bem e conseguiu a virada para fechar o set.
No set seguinte, o brasileiro impôs um melhor tênis e abriu 2/0 logo de cara. Administrando bem o jogo, ele fechou a parcial em uma quebra de serviço ocasionada por uma dupla falta de Puerta.
\"No segundo set, ele Puerta devia estar bem cansado, por causa do ano que ele teve. Mas no primeiro set eu tive um bom momento após estar perdendo e consegui fechar\", afirmou Guga.
Para Kuerten, para retomar o ritmo, é importante jogar o máximo possível. \"Foram mais de duas horas em quadra neste dois dias. Para mim, quanto mais eu jogar melhor\".
\"Ele jogou muito bem, o que deixa a gente muito contente\", disse Puerta, mostrando satisfação pela recuperação do colega.