Goleiro douradense sonha em deixar legado no MS

da redação - 11 de abr de 2025 às 09:00 98 Views 0 Comentários
Goleiro douradense sonha em deixar legado no MS Da Redação

O goleiro douradense Rian Prates começou no futsal ainda criança, aos 9 anos de idade. Como muitos, iniciou como jogador de linha, mas logo descobriu que seu lugar era no gol. "Assim como a maioria dos grandes goleiros, eu comecei como jogador de linha, mas não me dei muito bem na posição", lembra.

Foi o professor Wesley quem identificou o potencial de Rian como goleiro. "Conversamos e a partir daí começamos a ter treinos específicos para goleiro", conta. "Sou eternamente grato por tudo que ele fez por mim."

A principal referência para Rian sempre foi o goleiro Tiago, ídolo do futsal brasileiro. “Minha influência quando criança e até hoje é o Tiago, nossa maior referência da posição.”

A trajetória de Rian acumula experiências marcantes, como a final do Estadual Mato-grossense Sub-15 de 2017, quando defendia a cidade de Rondonópolis. "Fizemos a final contra a cidade de Cuiabá e eu fui muito bem nesse jogo. Creio que foi um dos melhores da minha carreira", destaca.

Atualmente, ele veste há quase seis anos a camisa de uma das principais equipes de futsal do Mato Grosso do Sul, com a qual participou de duas edições da Copa do Brasil. "Foi uma experiência incrível poder dividir quadra com grandes referências do nosso futsal brasileiro como Cabreúva, Café e outros."

A rotina de treinos é puxada, como ele mesmo define. Rian concilia trabalho e preparação física. "Procuro sempre estar bem fisicamente e tecnicamente para apresentar o meu melhor futsal."

Goleiro de perfil comunicativo e ágil, valoriza a organização da equipe dentro de quadra. "Sou muito ágil, converso bastante para melhor organização da equipe dentro de quadra, me destaco bem fazendo cobertura."

Sobre os desafios no interior do Estado, Rian é direto: "Maior desafio é o próprio sistema. Não temos o devido valor. É difícil achar investidores, patrocinadores. Na grande maioria das vezes, as despesas são divididas entre atletas."

Mesmo assim, ele mantém o foco e a motivação. "Meu objetivo no futsal é treinar pra sempre entregar o meu melhor. Quero dar sequência à minha carreira e deixar o meu legado na história do futsal sul-mato-grossense."

A paixão pelos grandes momentos é visível. "Gosto de jogos decisivos, é um jogo que mostra quem é quem de verdade. Dependendo da torcida dá um friozinho na barriga, mas eu gosto dessa atmosfera."

Para os jovens de Dourados que sonham em seguir carreira no esporte, Rian deixa um conselho simples, mas direto: "Acreditem no seu sonho, pois com trabalho e dedicação, tudo se torna possível."

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.