Campo Grande (MS) - A sul-mato-grossense Gabriela Silva, foi convocada pela CBT (Confederação Brasileira de Tênis), para representar o Brasil na Gira Cosat, competição internacional que acontece na Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
A CBT vai enviar uma equipe composta pelos líderes das categorias14 e 16 anos para disputar quatro etapas da Gira Cosat a partir de 12 de janeiro na Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, torneios que contam pontos para o ranking Sul-americano de Tênis. Os tenistas da categoria18 anos também fazem parte desta equipe e vão competir nos três últimos países, com oportunidade de ascensão no ranking mundial juvenil. Foram convocados pela Comissão Infanto-juvenil da CBT, comandada pelo técnico Patrício Arnold, os dois primeiros tenistas do ranking de transição da CBT (14 e 16 anos) e ranking ITF (18 anos).
Aproveitando a oportunidade junto ao Ministério dos Esportes, a Confederação conseguiu, mediante apresentação de projeto, verba pública para enviar a equipe composta por doze tenistas e quatro técnicos para representar o país nas disputas.
"Conseguimos mais uma vez formar uma equipe forte e, como no ano passado, o Ministério do Esporte vai viabilizar as passagens aéreas desta equipe. Com o apoio, os líderes do ranking nacional juvenil dos 14 e 16 anos têm a oportunidade de evoluir no ranking sul-americano, conquistar a classificação entre os seis melhores após o circuito e representar o continente na disputa da Gira Européia, que acontece na metade do ano", disse o presidente da CBT, Jorge Lacerda da Rosa.
O técnico dos tenistas dos 14 e 16 anos masculino será Renato Messias, enquanto Narciso Barbosa vai auxiliar as meninas . Já os tenistas dos 18 anos serão coordenados por Patrício Arnold e as meninas ficam sob o comando de Vinicius Ferreira. Os técnicos atuarão também como delegados do Brasil, auxiliando todos os tenistas nacionais que estiverem na disputa, em relação a sorteios de chave e problemas que possam ocorrer na viagem.
Além de oferecer as passagens aéreas, a CBT indicará os nomes para o Convênio Cosat, ou seja, os atletas também receberão hotel e alimentação, pagos pelos organizadores dos torneios aos melhores de cada país. Com isso, os convocados só terão que arcar com despesas pessoais durante as competições.
Equipe convocada:
14 anos:
Pedro Dumont (DF)
Lorenzo Tagliari (ES)
Leciane Silva (PR)
Bruna Magalhães (RJ)
16 anos:
Arthur Vale (RJ)
Marcos Dias (SP)
Juliana Bacelar (GO)
Flávia Bueno (SC)
18 anos
Gabriela Silva (MS)
Nicole Herzog (SP)
Pedro Zanotelli (CE)
André Stabille (SP)
Técnicos:
Renato Messias (SP), Narciso Barbosa (SC), Patrício Arnold (SC) e Vinícius Ferreira (SP)
Torneios 14 e 16 anos - Grupo I Cosat
12 a 19 janeiro: Colômbia (Cali) - Copa Indervalle
19 a 26 janeiro: Equador (Guayaquil) - Guayaquil Bowl
26 janeiro a 02 fevereiro: Peru (Lima) - Regatas Bowl
02 a 10 de fevereiro: Bolívia (Santa Cruz de la Sierra) - Condor de Plata
Torneios 18 anos - Grupo II ITF
19 a 27 de janeiro: Equador (Guayaquil) - Copa Graiman
26 janeiro a 02 fevereiro: Peru (Lima) - Inka Bowl
02 a 09 de fevereiro: Bolívia (La Paz) - Condor de Plata
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Dunlop, a bola do tênis brasileiro e apoios de CEPE, Centro de Estudo em Psicobiologia eExercício, Kirschbaum Cordas e Special Olympics Brasil.