Usar o futebol como instrumento de inclusão social é o objetivo da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) com o Projeto de Futebol Amador Interligas. A proposta que conta com o apoio da Fundesporte é reunir seleções municipais nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e feminino, em disputas, inicialmente regionais.
“Queremos montar um calendário longo e atrativo para as equipes, com o menor custo possível, para que o futebol seja mecanismo para manter os jovens mobilizados pela prática esportiva e cultura de hábitos saudáveis. Nosso foco está no bem-estar, na educação e nas oportunidades de um futuro melhor”, justificou o presidente da FFMS, Francisco Cezário de Oliveira.
A forma de disputa tem uma primeira fase regional, na qual as seleções municipais se deslocam no máximo 150km para as partidas. Os classificados então jogam pelo título, na fase estadual. A proposta é dividir o Estado em 13 regiões: Amambai, Bela Vista, Campo Grande, Camapuã, Corumbá, Coxim, Chapadão do Sul, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Cada uma tem no mínimo quatro e no máximo oito municípios.
“O Interligas é muito interessante porque mobiliza a cidade. Atende milhares de pessoas com atividades de esporte e lazer, além de promover o intercâmbio esportivo entre os municípios. Há estímulo para formação e treinamento de equipes de categorias de base. Isso sem contar o uso das praças esportivas e a presença dos torcedores. Ainda é uma forma de descobrir e lapidar talentos”, analisou o diretor-presidente da Fundesporte, professor Marcelo Miranda.
O Projeto de Futebol Amador Interligas foi apresentado no Encontro de Gestores Esportivos de Mato Grosso do Sul. Os detalhes das competições ainda estão sendo acertados.