Os membros da World Sports Academy (grupo formado por 40 nomes consagrados na história do esporte) recebem todos os anos a responsabilidade de eleger os melhores esportistas do mundo nas mais diversas modalidades. A festa de premiação da edição deste ano do Laureus World Sports Award será realizada na noite desta segunda-feira (16), no Casino Estoril, em Portugal. Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 e membro da academia está na Europa para acompanhar o evento. Ele é um dos dois brasileiros que fazem parte da World Sports Academy. O outro é Pelé.
Além de apresentar e premiar os melhores da temporada, o objetivo do Laureus é fortalecer a idéia de utilizar o esporte para construir um futuro melhor, apoiando diversos projetos sociais espalhados pelo mundo juntamente com os membros da academia. No Brasil, duas ações têm o apoio dos organizadores do prêmio por meio do Laureus Sport For Good Foundation: o Luta pela Vida, no Rio de Janeiro, e o Meninos do Morumbi, em São Paulo. Os concorrentes ao chamado \\\"Oscar\\\" do esporte são divididos em sete categorias: Melhor Esportista - Homem, Melhor Esportista - Mulher, Revelação do Ano, Melhor Retorno, Melhor Esportista Deficiente, Melhor Equipe e Melhor Esportista Alternativo.
Neste ano, apenas um brasileiro concorre ao prêmio. É o nadador Clodoaldo Silva, na categoria Melhor Esportista Deficiente. A disputa mais interessante é pelo troféu de Melhor Esportista. Entre os homens, há uma boa briga entre dois gigantes do esporte a motor: Michael Schumacher, da Fórmula 1, e Valentino Rossi, do motociclismo. O desfio de ambos é superar o ciclista Lance Armstrong, o tenista Roger Federer ou ainda o nadador Michael Phelps. Os membros da academia votam de acordo com o desempenho dos atletas no ano anterior, ou seja, em 2004.
Na categoria exclusiva para equipes, há um duelo interessante. Os nomeados são: o time de basquete olímpico da Argentina, o Boston Red Sox (Baseball), o European Ryder Cup Team (Golfe), o Futebol Clube do Porto, a seleção de futebol da Grécia e a Ferrari. Já na lista dos indicados ao prêmio de Melhor Retorno aparece o italiano Alessandro Zanardi, que perdeu as duas pernas num acidente da Fórmula Mundial, em 2001, e atualmente compete no WTCC, o campeonato mundial de carros de turismo. Para mais informações sobre o Laureus World Sports Award, o site oficial do evento é www.laureus.com.