Fim de ano chegando e mães sofrem distância de seus atletas

rosália silva - 4 de dez de 2008 às 17:36 272 Views 0 Comentários
Fim de ano chegando e mães sofrem distância de seus atletas

Em busca de uma estrutura melhor para treinamento e para se profissionalizar no esporte, muitos jovens deixam seus estados. Lá eles encontram infra-estrutura, bons técnicos, alimentação adequada e compensação financeira para se dedicar de forma exclusiva ao esporte. Arrumar as malas pode ser a melhor opção para os atletas. Mas em casa, a família sofre a distância e a ansiedade pela boa estadia dos filhos.

Desde os 14 anos do filho João Otávio Oliveira Frazílio, a "mãe coruja" Claurinda de Oliveira Frazílio o acompanha. Hoje ele está com 18 anos e joga no Espírito Santo, pelo Rio Bananal FC, a cidade de Fundão (S). "Desde os 16 anos ele se profissionalizou", explica ela. João Otávio já foi das categorias de base do Comercial em Campo Grande e antes do time potiguar, treinava em Atibaia (SP). E em muitos das cidades e times que passou, ele contava com a presença da mãe: "onde ele estava, eu estava".

Dia 30 de dezembro, Claurinda embarca para passar a virada de ano com o filho. "Estou indo porque ele fica na concentração e não pode sair. Os pais é que têm que ir", explica. Por causa da disputa por uma vaga na equipe titular, Claurinda diz que os atletas vivem muita pressão, "as mães vão para lá dar apoio moral, a ansiedade deles de jogar é muito grande".

Para Márcia de Castro, 43 anos, o técnico de basquete do Flamengo foi mais compreensivo. Apesar da continuidade dos treinos do time carioca, a filha Mariana Carrilho de Castro, 15 anos, chega a Campo Grande nesta quinta-feira (05). "Graças a Deus não faço parte", foi a primeira exclamação de Márcia sobre o grupo de familiares que não tiveram os parentes liberados de seus treinos no fim de ano.

Faz quatro meses que a filha está longe de casa, mas a sensação de Marcia é de "muita tristeza, muita saudade". Sobre a possibilidade da filha passar as festividades de fim de ano concentrada, ela é enfática: essa idéia nem passava por sua cabeça. Dia 03 de novembro último, Mariana completou 15 anos, data esta que voltava de uma competição no Paraná , "ela passou o aniversário no ônibus", lamenta a mãe.

Serviço - O Rio Bananal FC tem dois jogos marcados na primeira semana do ano de 2009: 03/01 frente ao Cruzeiro EC e contra o Desportivo Brasil dia 06/01, ambas partidas serão transmitidas ao vivo pela TV, Rede Vida e Sportv  - respectivamente.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.