Sexta-feira, 09 de maio de 2025, 13:33

Estrangeiros decepcionam e César Cielo vence desafio no Ceará

gazeta esportiva.net - 14 de dez de 2008 às 15:08 288 Views 0 Comentários
Estrangeiros decepcionam e César Cielo vence desafio no Ceará

Fortaleza (CE) - Campeão olímpico dos 50m livre, Cesar Cielo venceu o Desafio Internacional de Natação, disputado neste domingo em Fortaleza. Na decisão do evento amistoso, o paulista bateu o compatriota Nicholas Santos ao fazer 21s72 em sua especialidade, contra 22s06 do rival.

A decepção ficou por conta de Jenson Lezak, com quem Cielo dividiu a medalha de bronze na disputa dos 100m livre das Olimpíadas de Pequim. Em ritmo de férias, o norte-americano foi eliminado na semifinal e terminou a competição apenas em quarto lugar, atrás do sul-africano Darian Townsend, ouro no revezamento 4x100m em Atenas-2004.

Cesar saiu satisfeito da piscina, especialmente porque o tempo alcançado no Ceará é bem próximo ao recorde olímpico (21s30), que pertence a ele mesmo - isso em uma fase na qual o atleta ainda não retomou o ritmo normal de treinos. "Não podia dar mole não, pois o Nico é semifinalista olímpico", brincou Cielo. "Foi bacana, melhor do que eu estava esperando. Eu e o Nicholas mostramos que somos os mais rápidos do Brasil", destacou.

Nicholas, por sua vez, quase atingiu seu melhor tempo na prova, que é de 22s00. "Tentei baixar para 21 segundos, mas não deu. Por outro lado, esse desafio mostra como a natação brasileira está crescendo, conseguimos trazer campeões olímpicos aqui", afirmou. Além do bronze, Lesak ganhou ouro nos revezamentos 4x100m livre e medley na China.

A prova - A disputa teve quatro baterias, uma de 100 m e três de 50 m, todas no estilo livre. Cesar Cielo venceu a sua bateria dos 100 m livre (49s88), com o norte-americano Davis Tarwater em segundo, ambos classificados para a série A da segunda bateria. Os brasileiros Fernando Silva e Nicholas Santos foram para a série B, a mais fraca.

Na segunda eliminatória dos 100 m livre, a vitória foi do sul-africano Darian Townsed (49s61), com o norte-americano Jason Lezak em segundo, classificados para a série A. Rodrigo Castro e Flávio Delamônica foram para a série B.

Na segunda bateria,em 50 m livre, Darian Townsed foi o primeiro (22s68), com Cesar Cielo em segundo e Jason Lezak em terceiro, todos classificados para a semifinal. Na bateria mais fraca, apenas um atleta passou à semifinal: Nicholas dos Santos, que venceu a bateria dos 50 m em 22s63.

Na semifinal, Cesar Cielo foi o primeiro (22s15) e Nicholas Santos surpreendeu ao terminar em segundo (22s31) e eliminar o americano Lezak e o sul-africano Townsed. Na final, deu Cielo, com Nicholas em segundo e dobradinha do Pinheiros e do Brasil no pódio.

Com isso Cielo encerra a temporada 2008 - seu último compromisso profissional será fora das piscinas: na terça-feira, ele saberá se é o melhor atleta brasileiro do ano na premiação do Brasil Olímpico, evento promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Diego Hypólito e Roberts Scheidt competem contra ele.

"Independente do resultado do prêmio estou muito feliz com o meu ano. Tenho a sensação de dever cumprido e isso é muito bom", afirma Cielo. "Este ano foi mesmo excepcional. Agora eu só quero descansar. Saio de férias na quarta-feira e só volto depois do Ano Novo. Quero curtir minha família e buscar energias para seguir com os treinos em 2009, pensando em um grande resultado no Mundial de Roma", completou.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?