Neste fim de semana, dias 14 e 15 de maio, acontece a 2ª etapa da temporada do Campeonato Estadual de Turismo 1600. As etapas terão como palco o Autódromo Internacional de Campo Grande.
No sábado, treinos livres das 9 às 11h e das 13h às 17h. No domingo, haverá o treino classificatório para a formação do grid com as categorias: Fórmula Uno, Speed Fusca, Turismo Tração Dianteira e Turismo Tração Traseira das 09h às 09h30.
A etapa será dividida em duas baterias. A primeira bateria está prevista para às 10h30 e a segunda às 12h40. A premiação dos pilotos será às 13h30. A expectativa é de 20 carros competindo.
O público poderá assistir as provas com entrada franca na área dos camarotes e ainda concorrer a uma bicicleta a cada duas etapas da temporada. Ao chegarem no autódromo receberão um ticket numerado para participar do sorteio de uma bicicleta na etapa seguinte.
O local oferece ainda restaurante, estacionamento com segurança e banheiros. Nos intervalos haverá visitação nos boxes e os amantes da velocidade poderão conhecer os carros de perto.
Novo regulamento
A novidade para a temporada é a entrada do Safety Car no meio da corrida, fazendo o reagrupamento dos carros.
Outra mudança será a adesão dos pneus slick de competição que dão mais aderência aos veículos na pista. Esses pneus são usados nas competições nacionais das categorias turismo de todo Brasil, como da Stock car, Clio e Pick-up, com a diferença de medidas nas rodas.
Diferente do ano passado que as competições foram apenas entre fuscas e unos, esse ano o campeonato está aberto a diferentes marcas e tipos de carros com motores 1.6. Poderão participar carros como voyage, gol, pálio, fiesta, corsa, aumentando assim a competição nas pistas com carros lado a lado no mesmo grid nas duas baterias.
O promotor de Justiça e piloto da Fórmula Uno, Rodrigo Stephanini, diz que as corridas terão mais equilíbrio, proporcionando pegas mais acirrados e emoção ao público presente no autódromo.
Nilson Cintra, pecuarista e piloto campeão da categoria Fórmula Fusca AP 2004, disputa esse ano na categoria Turismo Tração Traseira (TTT). Ele acredita que com o novo conceito de corrida o público terá uma melhor visualização dos carros na competição.
Patrocínio
No ano passado o Campeonato Estadual de Velocidade no Asfalto contou com o apoio da Taurus Distribuidora de Petróleo, levando o nome de 1ª Copa Taurus de Velocidade. Com isso, a MS Sport Racing e os competidores puderam contar com toda a infra-estrutura necessária para a organização de uma prova de velocidade.
Já na temporada de 2005, a MS Sport Racing e as equipes deram início ao Campeonato movidos pela paixão às disputas nas pistas. Segundo o promotor do evento, Marcos Borges, a busca de um parceiro é fundamental para o sucesso da temporada de 2005. "Precisamos encontrar um parceiro que nos apóie, para continuarmos com o Campeonato Estadual de Velocidade no Asfalto. Campo Grande tem tradição em formar pilotos nacionais, a exemplo de Hoover Horsi (StockCar), Gustavo Sucollotti (Pick-up Racing), Armando Miranda (Rali de Velocidade), Marcos Ramalho (DTM Pick-up) e Cleyton Peres (Fórmula Truck). Todos começaram nos Campeonatos Estaduais de MS," conclui Borges.
O evento é uma realização do MS Sport Racing com a supervisão da Federação de Automobilismo do Mato Grosso do Sul.