Taquarussú (MS) - A primeira etapa do Campeonato Estadual de Speedway reuniu 50 pilotos em Taquarussú. A prova aconteceu no domingo, 9 de abril, com a presença de aproximadamente 4 mil pessoas.
O evento foi realizado pela Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul (Femems) em parceria com a Prefeitura Municipal de Taquarussú e apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel), através do FIE (Fundo de Investimentos Esportivos).
Foi a primeira vez que a cidade sediou uma corrida de speed way, modalidade do motociclismo na qual o circuito usado é o mesmo do motocross, porém, sem rampas, saltos ou obstáculos. O speed way nacional, ao contrário das competições realizadas na Europa e nos Estados Unidos, não é disputado em circuito oval (fechado) com motos especialmente preparadas.
Motocicletas - "As motos utilizadas em nossas competições são de modelos nacionais, fabricadas em série", explica Firmo Henrique Alves, presidente da Femems. Firmo salientou que a federação está investindo no motociclismo estadual, sendo a segunda federação brasileira de motociclismo a utilizar cronometragem computadorizada em todas as provas.
A novidade da Femems para a segunda etapa do speed way em Laguna Carapã é a criação da categoria Força Livre, com uso de motos importadas e nacionais com cilindrada liberada. Segundo Firmo, a decisão foi tomada após uma conversa com os pilotos. "Acatamos uma sugestão deles, muito positiva e interessante para nosso campeonato da modalidade".
Baterias - Apesar da forte chuva antes da largada, a comissão técnica da Femems avaliou as condições dos 830 metros da pista de terra arenosa e liberou a prova, reduzindo em 50% do tempo inicialmente previsto em 20min mais duas voltas para cada bateria. A pista escorregadia proporcionou uma prova bem disputada nas duas categorias mais concorridas do Speed Way. Nilson Omedo (piloto de Paranhos) e Kiko Soares (Dourados) duelaram nas categorias Open e Sênior proporcionando um show à parte ao público presente.
Nilson venceu na categoria Open deixando Kiko em segundo. Entretanto, Kiko Soares deu o troco logo em seguida e recebeu a bandeira quadriculada na categoria Sênior, deixando Nilson na segunda posição. Mário Augusto, piloto de Dourados, faturou a categoria 125 cilindradas e, na categoria dois tempos, o piloto paranaense Jedson da Rocha (Diamante do Norte) levou o troféu de campeão.
Vizinhos - A exemplo do que ocorreu na primeira etapa do motocross em Coxim (região norte do Estado e próxima à divisa com Mato Grosso), que atraiu pilotos de Rondonópolis, a prova em Taquarussú atraiu pilotos paranaenses de Diamante do Norte, que se deram bem na categoria Dois Tempos. "Esses pilotos não são filiados à Femems e disputam as provas como convidados. Eles ganham troféus e prêmios em dinheiro, mas não pontuam para o campeonato estadual", explica o presidente da Femems.
Confira os três primeiros colocados de cada categoria da primeira etapa de Speed way em Taquarussú:
Open
1º Nilson Omedo (Paranhos)
2º Kiko Soares (Dourados)
3º Vilson Lima (Nova Andradina)
Sênior
1º Kiko Soares (Dourados)
2º Nilson Omedo (Paranhos)
3º Valter Lima (Nova Andradina)
125cc
1º Mario Augusto (Dourados)
2º Fabiano Bertiel (Tacuru)
3º Marco Corrêa (Dois Irmãos do Buriti)
Dois Tempos
1º Jedson da Rocha (Diamante do Norte)
2º José da Rocha (Diamante do Norte)
3º Nirdo Francisco (Nova Andradina)