Escolinha CTM Voleibol: Inclusão e formação para a vida

da redação - 12 de abr de 2025 às 07:04 88 Views 0 Comentários
Escolinha CTM Voleibol: Inclusão e formação para a vida Da Redação

A Escolinha CTM Voleibol, fundada em 2007, se consolidou como um projeto de destaque em Campo Grande, oferecendo aulas que atendem desde a iniciação até a categoria máster. Com uma proposta inclusiva, a escolinha visa proporcionar um ambiente de aprendizado para pessoas de todas as idades, promovendo o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e social. O trabalho, inicialmente voluntário, passou a transformar a vida de muitos jovens e adultos, criando uma comunidade unida pelo vôlei e pelos valores que o esporte carrega.

A história da CTM começa em 19 de junho de 2007, quando o professor Newerton Monteiro recebeu o convite para substituir o Professor Paulo Henrique, responsável por um trabalho com a Base Aérea, no bairro Vila Militar. “Esse trabalho voluntário surgiu quando fui chamado para ajudar. Na época, as aulas eram apenas para adultos, e eu não era Educador Físico. O maior desafio foi o desconhecimento sobre como ensinar as alunas e alunos, já que eu não tinha a didática necessária”, relembra Newerton. Na época, ele já possuía experiência como atleta da Força Aérea Brasileira, mas ainda não tinha a formação necessária para ser um educador físico. “A falta de conhecimento sobre o processo de ensino, o início, meio e fim de um treino foi um desafio grande”, completa.

Com o passar dos anos, o projeto foi ganhando força e, em 2018, a escola ampliou seu alcance, passando a oferecer aulas também para crianças e jovens. “A partir de 2018, começamos a incluir crianças e jovens no projeto, atendendo desde 9 a 10 anos. A inclusão passou a ser o foco principal da nossa metodologia”, conta o professor. Hoje, a Escolinha CTM é um local onde todos têm a chance de aprender, independentemente de sua idade ou condição social.

A filosofia da escolinha é clara: inclusão em todos os aspectos. A CTM não exclui ninguém. “Nossa metodologia é a INCLUSÃO. Todos podem jogar ou competir. Não digo que somos diferentes, mas focamos em não deixar ninguém de fora. Todos podem, todos devem ter oportunidade”, afirma Newerton. Para ele, o vôlei vai além da técnica e das vitórias: é uma forma de ensinar aos alunos importantes lições de vida, como resiliência, disciplina, responsabilidade e compromisso. O projeto tem como objetivo formar não apenas atletas, mas cidadãos preparados para enfrentar os desafios da vida.

“O processo de ensinar é, sem dúvida, ensinar para a vida, formar o cidadão para a sociedade. Muitos chegam aqui dizendo que nunca treinaram, que não sabem jogar, mas o vôlei vai muito além da prática esportiva. É uma forma de ensinar valores como respeito, comprometimento e perseverança”, destaca Newerton. O objetivo da CTM é criar um ambiente onde os alunos possam aprender, se desenvolver e também se divertir, tanto em treinamentos quanto em competições. A escolinha trabalha com turmas que vão do iniciante ao avançado, e cada categoria é orientada conforme a idade e o nível de habilidade.

Um aspecto que diferencia a CTM de outras escolinhas de esporte em Campo Grande é o foco na formação integral dos alunos. “O processo de treinamento envolve mais do que apenas o aprendizado técnico. Através de atividades lúdicas e de integração, buscamos ensinar aos alunos a trabalhar em equipe, a lidar com os erros e a entender a importância de se esforçar sempre para melhorar”, explica o coordenador. O objetivo é criar um ambiente em que os alunos possam experimentar todas as posições dentro de uma equipe de vôlei, como o levantador, o oposto, o ponteiro e o líbero, para que entendam o papel de cada um dentro de um jogo. “Para ser um bom jogador, é necessário entender a dificuldade de todas as funções dentro da quadra. Trabalhamos para que o aluno viva a experiência completa do jogo”, conta Newerton.

Desde sua fundação, a escolinha participou de mais de 100 competições, conquistando 108 prêmios entre primeiro, segundo e terceiro lugar em diversas categorias. Entre os destaques mais recentes está o título de Campeão Estadual na categoria mirim masculino, conquistado em 2024. “Fomos campeões estaduais na categoria mirim masculino em 2024, mas já conquistamos diversos títulos em competições pelo interior de MS. Participamos de 126 competições, com 347 jogos no masculino e 409 jogos no feminino. Temos mais de 59% de aproveitamento, o que nos orgulha bastante”, afirma Newerton.

No entanto, para ele, os títulos são apenas uma parte do trabalho desenvolvido na escolinha. O principal é a formação de atletas e cidadãos. “O mais gratificante não são só as vitórias, mas ver os alunos e alunas se desenvolverem como pessoas. O esporte é uma escola de vida, e nosso trabalho vai muito além de ensinar a técnica. Nosso trabalho é ensinar a disciplina, o compromisso e o respeito. Todos têm o direito de aprender e se divertir jogando vôlei.”

A CTM Voleibol também tem ampliado suas atividades além dos treinos, proporcionando aos alunos uma formação ainda mais completa. Desde 2023, o projeto passou a contar com o apoio de uma psicóloga e, desde o início de 2025, iniciou uma parceria com uma nutricionista esportiva, que oferece avaliações periódicas e orientações sobre alimentação para os atletas. “A psicóloga realiza palestras com temas variados, como forma de encorajamento e motivação para nossos atletas. Já a nutricionista vem acompanhando a alimentação dos alunos e alunas da iniciação ao máster, ajudando na performance e no bem-estar de todos”, conta Newerton. A escolinha também passou por melhorias em sua estrutura, com novos investimentos em iluminação, pintura da quadra e melhorias nos banheiros.

Além disso, o projeto está em busca de parcerias com instituições de ensino, com o intuito de oferecer um ensino profissional mais robusto aos alunos. “Estamos formalizando o clube para participar de projetos de apoio financeiro da FUNDESPORTE e, com isso, buscamos alavancar o CTM, participando de competições nacionais e até da Superliga Série C. Isso é um sonho nosso, mas vamos alcançá-lo com paciência, um degrau de cada vez”, projeta Newerton. A expansão dos treinamentos também envolve a construção de uma academia de musculação, que será disponibilizada para os atletas da escolinha, com o objetivo de melhorar o desempenho físico dos alunos.

O processo para ingressar na escolinha é simples. Basta entrar em contato com o coordenador geral do projeto, Professor Newerton, e agendar uma aula experimental. “A forma de participar é tranquila. Basta entrar em contato comigo, agendar uma aula experimental e conhecer a metodologia. Nosso objetivo é garantir que todos tenham a mesma oportunidade de aprender e crescer no vôlei”, explica.

A Escolinha CTM Voleibol segue sendo uma referência em Campo Grande, demonstrando como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão e formação. Com mais de 17 anos de história e dedicação, a escolinha tem mostrado que o vôlei é mais do que uma paixão: é uma verdadeira escola de vida, que prepara seus alunos para desafios dentro e fora das quadras.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.