Terça-feira, 01 de julho de 2025, 18:09

"Enxuto", Brasileirão deste ano aumenta ameaça a times grandes

terra esportes - 15 de abr de 2006 às 17:11 214 Views 0 Comentários
"Enxuto", Brasileirão deste ano aumenta ameaça a times grandes

Pela primeira vez desde 1992, o Campeonato Brasileiro terá 20 participantes. Mais do que a disputa pelo título, a competição promete uma acirrada luta contra o rebaixamento, algo que não aconteceu há 14 anos, pois uma virada de mesa fez com que 32 times participassem da Primeira Divisão no ano seguinte.

As últimas três temporadas, período em que foi introduzido o sistema de pontos corridos, mostram que torcidas de clubes tradicionais podem ficar preocupadas. A Série B deixou de ser uma possibilidade para tornar-se uma certeza a partir de 2003, quando Palmeiras e Botafogo conseguiram, dentro de campo, voltar à elite do futebol brasileiro.

Desde então, clubes grandes como Bahia, Vitória, Grêmio, Atlético-MG e Coritiba já foram rebaixados. Os gaúchos retornam à Série A nesta temporada, enquanto os baianos amargam a Terceira Divisão, após um desastroso ano de 2005. Mineiros e paranaenses buscam se reerguer e serão as atrações da Série B.

O número reduzido de clubes no Brasileiro deixa os grandes em alerta. O aproveitamento de pontos do primeiro clube que fugiu do rebaixamento nos três campeonatos subiu de 35,5%, em 2003, para 40,5%, em 2005. Caso a disputa não aumente, um time de terá de alcançar entre 46 e 47 pontos para escapar da Série B.

Acostumados ao desespero no fim do campeonato, os clubes cariocas não dão mostras de um panorama diferente em 2006. Com exceção do Botafogo, campeão estadual, a atual temporada de Flamengo, Fluminense e Vasco é decepcionante. Os dois últimos estiveram ameaçados em 2003, enquanto o time rubro-negro lutou até as rodadas finais em 2004 e 2005 para fugir da Segunda Divisão.

Assim como para boa parte da torcida carioca, os Estaduais não agradaram a três dos principais favoritos ao título nacional. O Internacional fez a melhor campanha do Gaúcho, mas viu o Grêmio comemorar dentro do Beira-Rio. São Paulo e Corinthians foram superados pelo Santos, que, mesmo sem estrelas, pôs fim a um jejum de 21 anos.

Por outro lado, dois favoritos entram no Brasileiro empolgados por conquistas estaduais. O Goiás, que faz ótima campanha na Libertadores, foi campeão em cima do Atlético, enquanto o Cruzeiro derrotou o Ipatinga para comemorar em Minas Gerais.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.