São Paulo (SP) - A sérvia radicada no Brasil Duda Yankovich, campeã mundial da categoria superleve (63,5 kg) pela Associação Internacional Feminina de Boxe (WIBA), vai defender novamente o título.
No dia 16 de junho, Duda vai colocar o cinturão em disputa contra a colombiana Paola Rojas, de 26 anos. O combate será em hotel, em São Paulo. "Já me sinto praticamente pronta para a luta. Estou aprendendo a cada novo combate e a cada nova defesa de título mundial. Hoje sou uma lutadora mais calma e mais madura", disse a boxeadora de 30 anos.
Em março, Duda confirmou o titulo ao vencer a norte-americana Belinda Laracuente, por pontos, em decisão unânime dos jurados na primeira defesa. Após a luta, a sérvia tirou uma semana de folga e já voltou aos treinos.
"Tive uma pequena inflamação óssea no pulso esquerdo, mas já estou completamente recuperada. Agora é finalizar a preparação e manter o título mundial no Brasil", afirma.
Nos próximos dias, Duda vai intensificar a busca sobre informações da adversária. Tudo para não ser surpreendida em cima do ringue. "Sei que a Paola já disputou alguns títulos, mas não conseguiu conquistá-los. Vou assistir a algumas lutas dela em dvd e analisar os seus pontos fortes e fracos", diz.
Além da luta entre Duda e Paola, que terá dez rounds de dois minutos por um de descanso, terá outra disputa de título. Campeã sul-americana da categoria galo (53,5 kg), também pela Associação Internacional Feminina de Boxe (Wiba), Simone da Silva Duarte, de 23 anos, coloca o cinturão em jogo diante da também colombiana Paola Herrera, da mesma idade. Em março, Simone venceu por nocaute técnico no início do sexto round a argentina Patrícia "La Leona" Quirico.
O combate terá oito rounds de dois minutos por um de descanso, e Simone segue em preparação para tentar o título mundial da WIBA, no segundo semestre de 2007.